Devido à seca que atinge a região em razão do agravamento da situação de abastecimento em São Roque do Canaã e Santa Teresa, a Polícia Miliar Ambiental enviou comunicado que prevalecerá a Resolução nº 28 da Agência Estadual de Recursos Hidrícos (Agerh) que determina como medida preventiva o lacre de todas as bombas de irrigação agrícola e produção industrial instaladas no Rio Santa Maria do Rio Doce, do trecho a partir da estação de captação de água da Cesan de São Roque até a localidade de Várzea Alegre, em Santa Teresa. As empresas que fazem o uso da água para fins industriais também serão fiscalizadas.
A Promotora de Justiça Dra. Vera Lúcia Murta Miranda informou que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com os usuários da Bacia do Rio Santa Maria do Rio Doce encontra rescindido em razão do agravamento da situação de abastecimento em São Roque do Canaã.
A Polícia Ambiental tem a Força Tarefa de Fiscalização Hídrica desde o dia 01/04 para lacrar todas as bombas d’água instaladas no trecho citado. Também deve ser fiscalizado o lançamento de esgoto nas margens do curso d’água, sendo lavrados os boletins ou TAC's.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3259-2121.
Redação Campo Vivo