Apicultores capixabas pedem apoio de senadora para fomentar o setor no Estado

0

Coordenadora da bancada federal capixaba, a senadora Rose de Freitas (PMDB) recebeu nesta quinta-feira (26) o presidente da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis), Eraldo Angeli, e o membro do Conselho Fiscal da entidade, Reginaldo Gomes, em busca de apoio para o desenvolvimento do setor.

Os apicultores apresentaram um relatório com uma série de números, atribuições e metas dos cultivadores no Estado, entre elas, a necessidade de garantir a liberação de certificação de selos que permitam a exportação do produto em parceria com os municípios e sindicatos.

Para isso, de acordo com Eraldo, é fundamental o apoio junto a órgãos governamentais como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsáveis pela garantia da qualidade e profissionalização dos cultivadores.

“Viemos em busca de apoio da senadora Rose para nos ajudar a alcançar os objetivos dos apicultores do Espírito Santo que hoje é responsável por complementar a renda de muitas famílias, mas precisamos avançar e estabelecer parcerias com municípios e sindicatos. Ela (senadora) já se colocou à disposição e, inclusive, nos ajudou colocando em contato com a Comissão de Agricultura da Câmara [dos Deputados]”, destacou Eraldo.

Os representantes da Fecapis também solicitam a retomada do projeto Apisfrut, no Ministério da Integração, desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), paralisado, segundo a Federação, por falta de recursos. O projeto visa a inclusão de famílias carentes de áreas rurais do Estado envolvidos em pesquisas e extensão voltadas para as potencialidades regionais. Trinta municípios capixabas são beneficiados com o programa.

Durante a conversa com os apicultores, Rose convidou o relator da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO), que prometeu atenção aos apicultores. “Dê atenção aos apicultores na Comissão”, disse Rose. “Vamos agendar uma reunião para debatermos as necessidades”, respondeu Gaguim.

Atualmente, a produção de mel capixaba chega a mil toneladas por ano. Essa produção representa uma renda anual de R$ 10 milhões dividida por 1.200 famílias diretamente envolvidas com esta cultura.

 

 

Campo Vivo com informações de assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário