Amazônia: desmatamento cresce 107% no Mato Grosso

0

 


O desmatamento na Amazônia voltou a crescer em 2007. Dados do satélite Deter mostram que, somente em Mato Grosso, a destruição da mata aumentou 107% entre junho e setembro quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Segundo O Estado de S.Paulo, o índice de crescimento chega a 53% em Rondônia e 3% no Acre.


 


Se os referenciais utilizados para a medição não forem os governamentais, o índice fica ainda maior. De acordo com o Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), elaborado por ONGs, a taxa de crescimento em Mato Grosso sobe para 147%. Mesmo com as diferenças de metodologia, o Estado lidera o ranking de desmatamento.


 


Os números fizeram com que o governo alterasse o Plano de Combate ao Desmatamento da Amazônia. O plano, que deverá servir para 2008 e passa por revisão, foi desmembrado em três momentos: controle dos focos de incêndio no Pará, Mato Grosso e Rondônia; trabalhar com cidades amazônicas que mais derrubam árvores; e desenvoler mecanismos para a exploração sustentada da floresta.


 


 


Redação Terra


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário