Cerca de 40 produtores rurais e agricultores familiares do município de Vila Pavão conheceram mais sobre a tecnologia promissora chamada Neem (Azadirachta indica), também conhecida como Nim, utilizada na produção de pimenta-do-reino. O encontro foi no município de Boa Esperança, na propriedade do senhor José Carlos Puttin, que usa essa tecnologia para dar suporte à cultura.
A oportunidade foi resultado de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o Sindicato dos Trabalhadores de Vila Pavão e a Cooperativa da Agricultura Familiar do município.
O senhor José Carlos começou a investir na produção de pimenta-do-reino há pouco mais de um ano. Segundo ele, o motivo principal que o levou a iniciar essa experiência foi a necessidade de utilizar um tutor para o plantio da pimenta que fosse econômico e não estivesse contaminado com produtos químicos. A motivação se deu a partir de visita técnica para conhecimento do Nim, realizada pelo Incaper no município de Jaguaré. De lá pra cá, já são 1000 pés da cultura em sua propriedade.
Segundo o extensionista e chefe do escritório local (ELDR) do Incaper de Vila Pavão, Rogério Duraes de Oliveira, a experiência do encontro apresentou uma nova alternativa para os produtores da iguaria. “O plantio em tutor vivo de Neem é uma forma de reduzir custos e também tem os benefícios fitossanitários no controle de doenças em que a árvore de Neem tem proporcionado para plantas das pimenteiras, mesmo sem comprovações científicas”, contou.
O extensionista e chefe do escritório local (ELDR) do Incaper de Boa Esperança, Lozenil Rodrigues, que também esteve presente no encontro, acrescentou que as plantas de pimenta-do-reino são altamente sensíveis à falta de luminosidade e o excesso de sombreamento interfere significativamente na produtividade da lavoura e, dessa forma, essa tecnologia tem a capacidade de tirar o excesso de ramos da pimenteira, o que permite que o sombreamento seja equilibrado.
O cultivar da pimenta-do-reino tem despertado a curiosidade de agricultores capixabas, uma vez que tem reduzido bastante a incidência de pragas em propriedades do município de Boa Esperança. Como ainda não existem comprovações cientificas da eficácia da tecnologia, os técnicos do Incaper têm acompanhado com mais intensidade essas experiências.
Propriedades do Nim
De acordo com informações da literatura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Nim é uma planta natural do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Pertence à família Meliaceae, a mesma que inclui espécies como o cinamomo, o cedro e o mogno. É uma planta de clima tropical, resistente à seca, de crescimento rápido, copa densa, chegando a alcançar 15 metros de altura, podendo ser cultivada em regiões de clima quente e solos bem drenados.
O Nim é utilizado há séculos em sua região de origem, na medicina humana e animal. Na agricultura, pode ser utilizado para o controle de insetos-praga. Apresenta ação nematicida e atua sobre alguns fungos e bactérias. É utilizado na fabricação de cosméticos, reflorestamento e na arborização urbana, como madeira de lei, além de fertilizante.
Tatiana Caus