70 barragens se romperam em Jacupemba

0

 


Pelo menos 70 barragens se romperam na localidade de Jacupemba, em Aracruz, depois das fortes chuvas que atingiram a região. Em menos de dois dias, choveu o equivalente a 90 dias de chuva moderada constante na cidade, o que fez com que um trecho de 50 metros da BR 101 fosse levado pela água, interrompendo o tráfego e obrigando motoristas a alterarem as rotas. Uma pessoa morreu e entre 40 e 50 famílias estão desabrigadas.


A vistoria nas barragens da região começou na última quinta-feira por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), servidores da Prefeitura de Aracruz, técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e Instituto Estadual de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O grupo deve apresentar um laudo na próxima semana sobre a regularidade das barragens.


“Mas é bom ressaltar que o problema foi provocado pela chuva acima do normal, e não por conta das barragens”, disse o secretário Estadual de Agricultura, César Colnago, que visitou os três principais rios da região junto com o grupo, ontem.


Prejuízo


A prefeitura de Aracruz ainda não sabe qual o valor do prejuízo. A estimativa é de que na segunda-feira, os servidores tenham concluído os trabalhos de avaliação.


Mais de duas mil horas-uso de máquinas e equipamentos já foram contratadas pela prefeitura, que começou os serviços de limpeza das áreas afetadas e de reparos nos acessos às propriedades e vias comuns da localidade.


Uma força-tarefa, sob a coordenação da prefeitura, também foi montada para garantir a rápida recuperação das barragens destruídas para evitar mais prejuízos.


Famílias ainda estão desalojadas


Aproximadamente 150 pessoas (40 famílias) desalojadas estão abrigadas nas escolas municipais Dílio Penedo e José Mambrini, na localidade de Jacupemba. A área onde estão as casas dessas pessoas foi interditada pela Defesa Civil de Aracruz, e devem permanecer isoladas até segunda-feira, quando deve ser emitido o laudo com a avaliação do estado dos imóveis.


O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação, vai construir 50 casas no valor de R$ 15 mil em uma área que está sendo adquirida pela prefeitura, próxima da região afetada pelo temporal, porém fora da área de risco.


Ontem, o prefeito de Aracruz Jonas Cavaglieri, o secretário Rodrigo Chamoun e o presidente da Cohab, Cláudio Thiago, visitaram o terreno, que também fica Jacupemba. A prefeitura iniciou a negociação com os proprietários da área e deve continuar a conversa neste final de semana.


“A idéia é levar máquinas na segunda-feira para o terreno e começar a prepará-lo para receber as casas. Ao município coube encontrar a área e providenciar a infra-estrutura com água, luz e esgoto para o Estado iniciar a construção. A nossa expectativa é de que em três meses as casas estejam prontas”, concluiu o prefeito.


A Gazeta – ES 

Compartilhar:

Deixar um Comentário