Visita de monitoramento em obras de barragens é realizada em Pancas e Marilândia

0
Foto: Seag

Foto: Seag

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) fez, nesta quinta-feira (07), mais duas visitas para monitorar o andamento das obras do Programa Estadual de Construção de Barragens. Os municípios que receberam as visitas foram Pancas e Marilândia, para o acompanhamento das ações já realizadas e das que ainda vão ser feitas nas barragens Floresta e Liberdade.

A equipe técnica da Seag é composta pelo subsecretário de Infraestrutura Rural, Zacarias Carraretto, pelo gerente de Obras e Infraestrutura Rural, Winker Denner, além de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Participaram das reuniões representantes de associações, sindicatos e das empresas responsáveis pelos serviços, além de autoridades políticas e membros da sociedade civil.

A construção das barragens tem como principal objetivo aumentar a reserva hídrica dos municípios para o uso prioritário dos moradores e para atividades agrícolas do entorno.

Pancas

Em Pancas, a reunião foi realizada pela manhã, na Escola Municipal de Lajinha. A ordem de serviços para a início da construção da Barragem Floresta foi dada no último dia 1º de julho. Ela terá a capacidade de armazenar 107 milhões de litros de água e para a obra será alagada uma área de 3,37 hectares.

Sobre a reunião de monitoramento, o subsecretário de Infraestrutura Rural, Zacarias Carraretto, destacou a importância de dar um retorno à população do município que espera pela obra. “Para a barragem Floresta nós estamos investindo mais de R$780 mil, justamente porque acreditamos que ela é estrutura fundamental para que a população não sofra tanto nos próximos anos com estiagens como a que estamos passando. E se a obra é fundamental, é necessário que aqueles que irão se beneficiar dela também saibam como está o andamento e o que ainda vai ser feito”, afirmou.

O subsecretário também explicou que outras reuniões serão feitas ao longo do processo de implantação de todas as barragens que estão no Programa Estadual de Construção de Barragens. A série se iniciou em Pinheiros, nesta quarta-feira (6), para falar sobre a Barragem de Itauninhas, a maior do Estado.

O gerente de Obras e Infraestrutura Rural, Winker Denner, informou que na reunião foram dados os primeiros passos para a execução dos trabalhos e que os engenheiros da empresa já foram ao local. “A barragem de Pancas está encravada num enorme maciço de pedras e possui um alto grau de dificuldade de acesso. Na próxima semana, a empresa responsável inicia os primeiros trabalhos para a construção da represa, que são montagem de canteiro, sinalização da obra e levantamento topográfico para demarcação da área de alagamento”, explicou.

Barragem Liberdade

Já a reunião de monitoramento da Barragem Liberdade foi realizada durante a tarde, na Prefeitura Municipal de Marilândia. A represa ganhou esse nome porque será construída no Rio Liberdade. A ordem de serviço foi assinada em 23 de junho. Para a implantação serão investidos R$ 550 mil e o prazo de entrega também é de 180 dias. A capacidade de armazenamento da barragem será de 62,7 milhões de litros de água.

O gerente de Obras e Infraestrutura Rural afirmou que o cronograma de execução das intervenções está sendo cumprindo, com licença concedida pelo Idaf para o corte das árvores em área de preservação permanente; início dos cortes de árvores no corpo da barragem; início da limpeza do barramento e área de inundação; mobilização do canteiro de obras; estudo da área de empréstimo; e sinalização da obra.

Também foram coletados orçamentos para a retirada da rede de transmissão da Santa Maria. Para isso três propostas foram orçadas com projetistas da região de Marilândia para o deslocamento da rede e foi escolhido o menor orçamento para a execução desta fase sem a alteração no cronograma.

Outras etapas específicas da construção, como a locação do barramento e o eixo da área de inundação e do nível da barragem estão em fase de execução.

Ingrid Castilho

Compartilhar:

Deixar um Comentário