Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) visitaram a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Affec) para dar início ao planejamento de uma nova parceria. O objetivo é atender os pacientes do meio rural da associação com os treinamentos de Promoção Social e Formação Profissional do Senar-ES durante seu tratamento oncológico.
“Muitos dos nossos pacientes vem do meio rural. A maioria chega nos ônibus da prefeitura por volta de 6h e só vão embora por volta de 21h, isso porque precisam esperar a condução. Se um paciente atrasa, todos precisam esperar mesmo que já tenham sido consultados. Com isso, eles ficam aguardando ociosos no hospital, o que causa muita ansiedade”, explica a supervisora administrativa da Afecc, Debora Pesca.
Atualmente, a Afecc já faz um trabalho com esses pacientes com terapias psicológicas, terapias relaxantes, arte terapia, yoga, leituras, aulas de canto, entre outros. O objetivo do Senar-ES é contribuir com esse projeto realizando ações para promoção de saúde, aulas shows, treinamentos e workshops.
Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, a instituição tem muito o que contribuir com o projeto realizado pela Afecc. “Queremos trazer nossos programas de Promoção Social e Formação Profissional para esses pacientes rurais para que possam ter uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento”, disse.
“A reunião foi muito gratificante e acredito que essa parceria será de muito sucesso. Estamos ansiosos para dar início a esse novo projeto”, diz a gerente de projetos socias da Afecc, Jacqueline Ermidorf.
Senar/ES