Tráfego mais seguro, maior mobilidade e facilidade para escoar a produção agrícola. Esses são os principais benefícios que a população de São Mateus terá, com a nova ponte de Taquaruçu. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) finalizou a instalação de vigas na ponte e, até o início da próxima semana, a ponte já estará liberada.
A ponte Taquaruçu fica sobre o Rio Cricaré, possui seis vãos, 55 metros e receberá 18 vigas. O valor do investimento é de R$ 553 mil. Ela liga a ES – 381 a Córrego do Aterro, Córrego Seco, Santa Rosa de Lima e Boa Esperança.
O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou a importância da ponte do Taquaruçu para as comunidades e para o deslocamento na região. “A ponte foi reconstruída depois de cerca de 20 anos. Ela representa maior segurança para o deslocamento e menor custo no frete para o produtor que terá mais facilidade de acesso”, destacou.
O proprietário rural da comunidade de córrego do Aterro Jésus Lubiana considera a obra da ponte um marco para a região. “A comunidade espera há mais de 15 anos. Já ocorreram acidentes e muitos afogamentos. A ponte já havia caído há muitos anos e tinha uma série de dificuldades de acesso. As pessoas tinham que percorrer uma longa distância para chegar aos lugares. Essa obra é muito importante e foi muito bem recebida pelos moradores e até comerciantes que entregam mercadorias na região”, comentou o proprietário.
Construção de Pontes Rurais
Para facilitar o transporte da produção agrícola e o deslocamento de moradores do campo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – lançou também o programa para a construção de pontes em estradas rurais.
Os municípios ficam responsáveis por construir as cabeceiras das pontes e a Seag instala as vigas.