A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou nesta quarta-feira (6), uma reunião de monitoramento com prefeituras, representantes de associações e da empresa responsável pelos serviços, vereadores, além de membros da sociedade civil para apresentar o andamento das obras da barragem de Itauninhas, localizada em Pinheiros e Boa Esperança. O encontro aconteceu na sede da ProdNorte, em Pinheiros, às 15h.
O conteúdo foi apresentado por uma equipe técnica da Seag composta pelo subsecretário de Infraestrutura Rural, Zacarias Carraretto, pelo gerente de Obras e Infraestrutura Rural, Winker Denner, pelo coordenador de projetos da Gerência de Sustentabilidade, Janil Fonseca, e também por funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Barragem de Pinheiros – Boa Esperança
A barragem de Itauninhas, localizada em Pinheiros e Boa-Esperança, é a maior do Espírito Santo com capacidade de armazenamento estimada em 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano. As obras da barragem começaram em 2003, com um convênio entre a prefeitura de Pinheiros e o Governo Federal. No final de 2015, a obra foi assumida pelo Governo do Estado como forma de dar agilidade à conclusão da represa e aumentar a segurança hídrica em toda a região de abrangência da barragem. Para a conclusão da represa serão investidos R$6,1 milhões.
Ingrid Castilho