O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), sediou, nessa terça-feira (24), uma reunião do Grupo Permanente de Trabalho, criado para deliberar a regulamentação do Selo ARTE no Estado.
Durante o encontro, foram discutidas possíveis sugestões à minuta de Instrução Normativa (IN), que estabelece as Boas Práticas Agropecuárias para concessão do Selo ARTE, atualmente submetida à consulta pública, por meio da Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nº 83, de 10 de setembro de 2019, pelo prazo de 30 dias.
O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada reforça que o Espírito Santo quer ser pioneiro na regulamentação do selo.
“O Selo ARTE é um marco para as agroindústrias do Brasil. Por meio dele, os produtores capixabas poderão colocar seus produtos em todas as prateleiras do País, devidamente inspecionados e com maior valor agregado. Para acelerar o processo de regulamentação, montamos o Grupo Permanente de Trabalho”, disse Louzada.
Sobre o Selo ARTE
O Selo ARTE foi regulamento pelo Decreto Federal nº 9.918, de 18 de julho de 2019, e vai permitir que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel, de produção artesanal, possam ser comercializados em qualquer parte do território nacional.
Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.
A primeira etapa de aplicação será para produtos lácteos, especialmente queijos. As etapas seguintes abrangerão produtos cárneos, produtos de origem de pescados e produtos oriundos de abelhas.
O Grupo Permanente de Trabalho
Instituído pela Instrução de Serviço (IS) do Idaf nº 188-P, publicada no Diário Oficial de 12 agosto de 2019, o Grupo Permanente de Trabalho foi criado para propor modificações na legislação vigente, apresentar propostas para as consultas públicas e regulamentar, a nível estadual, a concessão do Selo Arte.
O grupo possui a seguinte composição:
- Diretor-presidente do Idaf;
- Um representante da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf (Gedisa);
- Um representante da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf (Geapp);
- Um representante da Secretária de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag);
- Um representante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper);
- Um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
- Um representante do MAPA;
- Um representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar);
- Um representante do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Alegre;
- Um representante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Idaf