Além da homenagem, o prêmio busca incentivar iniciativas de produção sustentável de alimentos
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25), o Projeto de Resolução do Senado 73/2023. De autoria dos senadores Jayme Campos (União-MT) e da senadora Tereza Cristina (PP-MS), a proposta institui o Prêmio Alysson Paolinelli, que será entregue anualmente pelo Senado a pessoas físicas e jurídicas que se destaquem por iniciativas e práticas de produção sustentável de alimentos e que contribuam para segurança alimentar no Brasil.
O relator do projeto, senador Márcio Bittar (União-AC) destacou que o prêmio representa o devido reconhecimento do Senado a uma pessoa fundamental no desenvolvimento da agricultura e economia do país. “Homenagear o homem que contribuiu concretamente para a segurança alimentar do Brasil e do mundo é mais do que justo.”
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
A senadora Tereza Cristina explicou que Paolinelli era engenheiro agrônomo e se dedicou ao ensino, pesquisa e desenvolvimento do Brasil. “Ele nunca deixou de militar pelo Brasil na área que ele mais se dedicou que foi a agricultura. Foi um dos grandes professores que eu tive. Nada mais justo do que esse prêmio para homenagear pessoas que fazem a diferença nesse setor que hoje é o mais importante da nossa economia.”
De acordo com o texto, o prêmio será conferido a três pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por iniciativas ou práticas no cultivo sustentável de alimentos, anualmente. Será concedido aos agraciados diploma, outorga de placa e medalha ou troféu durante cerimônia em sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim.
O projeto segue agora para análise da Comissão Diretora do Senado.
FPA