Evento Sustentabilidade Capixaba segue até esta quarta-feira (28)
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, nesta terça-feira (27), do evento Sustentabilidade Capixaba, um encontro do setor ambiental no Espírito Santo, que está sendo realizado na Praça do Papa, em Vitória. Durante o evento, a Seag apresentou o inédito Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura e promoveu um encontro técnico para colaboração no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4).
O evento Sustentabilidade Capixaba segue até esta quarta-feira (28), com painéis, reuniões técnicas e palestras sobre educação ambiental, mudanças climáticas e boas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
A Seag participou do evento com duas agendas: a reunião técnica do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4) e o painel “ESG: Uma jornada de transformação dos negócios para um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável”.
“Foi um painel bastante amplo, diverso e muito conectado com todos os elos da pauta ESG. O nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo está estruturado e totalmente conectado com a temática”, afirmou o subsecretário de Estado da Agricultura, Michel Tesch.
Ele destacou que as práticas de ESG adotadas pelo Governo do Estado trazem benefícios, ao aumentar a conexão dos produtores capixabas com o mercado internacional. “Este evento conta com um público que, às vezes, não conhece com profundidade a agricultura do Espírito Santo. Essa é uma oportunidade para mostrar o destaque do Governo do Estado no cenário internacional, ao pensar uma política de desenvolvimento rural sob a ótica do ESG”, completou Tesch.
PEDEAG
No encontro do PEDEAG 4, a reunião foi voltada para o programa de regularização ambiental, silvicultura de nativas e recursos florestais não madeireiros. O intuito do plano estratégico é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.
“Este encontro é um momento aberto para que a sociedade possa compartilhar e entender a gama de oportunidades que temos dentro dessas duas cadeias e como o programa de regularização ambiental pode trazer engajamento e desenvolvimento para o agro, ao falamos de recuperação de áreas degradadas e reservas florestais ambientais dentro das propriedades rurais”, afirmou o gestor de projetos da Seag e membro da coordenação do PEDEAG 4, Guilhermo Modenese Recla.
Além do encontro realizado no evento Sustentabilidade Capixaba, a Seag vai promover oficinas e reuniões técnicas em diversas regiões do Espírito Santo até o dia 18 de agosto. Ao todo, serão 40 encontros, abrangendo as cadeias produtivas de maior representatividade para o Estado.
Seag