Nesta quarta-feira (2), o Deputado Federal Evair de Melo (PP) protocolou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um ofício pedindo a inclusão dos municípios capixabas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Programa Agronordeste, lançado na última terça-feira (1).
O programa inclui 230 municípios dos nove estados da região Nordeste, além da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, atingindo 1,7 milhão de pessoas. Entretanto, Evair declara que os produtores rurais capixabas seriam abandonados sem justificativa técnica. “O nosso espanto é terem utilizado de critérios comuns a todos os municípios pertencentes à região da Sudene, como condições climáticas, geográficas e socioeconômicas, mas apenas os estados da Região Nordeste e municípios mineiros terem sido contemplados com o programa Agronordeste”, afirmou Evair de Melo.
O Programa Agronordeste tem como objetivo estimular a produção agropecuária de pequenos e médios produtores rurais que encontram dificuldades para expandir seu empreendimento, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sustentável na zona rural. Para tanto, o plano prevê o aumento da cobertura da assistência técnica, a ampliação e a diversificação do mercado, o fortalecimento da organização dos produtores, segurança hídrica e desenvolvimento de produtos de excelência.
Com informações de assessoria