A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta quinta-feira (26) a situação de emergência em Colatina, no Noroeste do Estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.
O município já está em situação de emergência por conta da seca no Rio Doce após pedido feito pela Prefeitura Municipal de Colatina ser aceito pelo Governo do Estado. O decreto estadual havia sido publicado na sexta-feira (13).
Com esse decreto, o município consegue tomar decisões de forma menos burocrática para lidar com a seca, como comprar cestas básicas e contratar carro-pipa sem a necessidade de licitação. Nesses casos, o produtor rural afetado pela falta de água também tem a possibilidade de renegociar dívidas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luis Felipe do Nascimento Adame, com o reconhecimento é possível conseguir recurso em âmbito Nacional e Federal. A intenção é viabilizar recursos para implantar 3700 cisternas na zona rural do município. “A parte urbana ainda consegue ser abastecida pelo Rio Doce, mas o interior está muito prejudicado com a seca”, diz.
Gazeta Online