Espírito Santo avança em criação de polo de agricultura irrigada

0

Projeto vai ser comandado por Associação dos Irrigantes com apoio do Incaper

Foto: Divulgação

O Estado do Espírito Santo avançou nesta segunda (18) rumo à criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte do Espírito Santo, que deverá abranger todos os 31 municípios da área da Sudene, onde está sediada a Associação dos Irrigantes do Espírito Santo.

A diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Larrissa Rego, mostrou-se surpresa com a agilidade e união dos capixabas em torno da ideia e disse que isso acelera muito o processo.

Na agenda desta segunda-feira (18) no Palácio Anchieta, como sugestão do governador em exercício Ricardo Ferraço (PSDB), que também é secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, foi criado um grupo de trabalho que já realizou sua primeira reunião, na Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES), em Vitória, e definiu o calendário dos dois próximos eventos importantes para a criação do polo.

O projeto foi idealizado pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), que preside a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste e Extremo Norte do Espírito Santo, e agora tem a participação também do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), presidente da Frente Parlamentar do Norte do Espírito Santo, a convite de Mazinho.

“Com as duas frentes comprometidas com o projeto, ganhamos ainda mais força política, pois envolvemos representações de todos os municípios da Sudene”, disse Mazinho, acrescentando: “De acordo com as informações da Agência Nacional de Águas, no Espírito Santo temos 260,613 mil hectares irrigados, sendo 220,243 mil hectares na área da Sudene, representando 84 % da cobertura estadual em 2019. A projeção para o Espírito Santo é de 405,414 mil hectares irrigados em 2040, sendo 336,797 mil na área da Sudene, representando 83% da cobertura estadual. Mais de 1 milhão de pessoas moram nessa região no Espírito
Santo”.

OFICINAS

O grupo de trabalho definiu que a equipe do Ministério fará visita técnica ao campo no dia 25 de outubro, e no dia seguinte, 26 de outubro, a oficina de trabalho com lideranças e empreendedores da região, em Pinheiros, coincidindo com a abertura da Pinheiros AgroShow, que promete ser o maior evento agro do Extremo Norte capixaba. Antes disso, haverá uma reunião online de alinhamento no dia 9 de outubro.

A audiência no Palácio Anchieta com o vice-governador Ricardo Ferraço, no exercício da chefia do Executivo por causa da viagem de Renato Casagrande para a conferência do clima nos Estados Unidos e Canadá, lançou as bases para o polo de agricultura irrigada e arrancou elogios da diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Rego, à capacidade de mobilização do deputado Mazinho dos Anjos.

“Essa unidade que vocês estão demonstrando é fundamental para a criação e o funcionamento de um polo de agricultura irrigada. O Ministério está à disposição e vai com vocês até o final”, disse Larissa.

O governador em exercício salientou que, quando foi secretário de Estado de Agricultura, o Espírito Santo era, com 100 mil hectares irrigados, o Estado brasileiro com maior percentual de seu território irrigado. Hoje, de acordo com levantamento da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes), são mais de 260 mil hectares. De acordo com Thiago Orletti, presidente da associação, “Pinheiros é a cidade com maior percentual de seu território irrigado”.

GRUPO DE TRABALHO

O grupo de trabalho criado por sugestão de Ricardo Ferraço é integrado, além do pessoal da Secretaria Nacional de Irrigação e dos deputados Mazinho dos Anjos e Lucas Scaramussa, também pelo presidente da Assipes, Thigo Orletti, e seu vice, Érico Orletti; o vice-presidente do Sindicato Patronal Rural de Pinheiros, Abdias Junior; Jordana Girardello, assessora técnica da comissão nacional da irrigação da Confederação Nacional da Agricultura; José Roberto Macedo Fontes, presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) e Murilo Antonio Pedroni, coordenador técnico da Federação da Agricultura do Espírito Santo.

Do Governo do Estado, participam o presidente do Incaper, Franco Fiorot, e o assessor técnico Antonio Elias Souza da Silva; Fábio Ahnert, diretor-presidente da Agência de Águas do Espírito Santo. E, ainda, representando o Consórcio Prodnorte, que reúne 12 municípios, o prefeito de Montanha, André Sampaio.

Depois da audiência no Palácio Anchieta, os deputados Mazinho dos Anjos e Lucas Scaramussa protocolaram nesta segunda-feira (18) um Projeto de Lei declarando 15 de junho como o “Dia Estadual da Agricultura Irrigada”. Desde 2021, esta data é celebrada também como “Dia Nacional da Agricultura Irrigada”

Informações de Tribuna Norte Leste e assessoria

Compartilhar:

Deixar um Comentário