Mais de 3.700 toneladas de milho começaram a chegar ao Espírito Santo, nesta semana, para comercialização pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). São 2.746 toneladas para a unidade armazenadora de Colatina e 964 toneladas do grão para Cachoeiro de Itapemirim.
Podem comprar o milho pequenos criadores registrados no ProVB, pelo sistema da Conab. No Espírito Santo são 2.308 produtores cadastrados no programa, aptos a adquirirem o produto. Entre janeiro e agosto, na unidade de Colatina, foram feitas 2.148 vendas de milho. Já a unidade armazenadora de Cachoeiro de Itapemirim chegou a 1.160 atendimentos a pequenos produtores.
O programa atende pequenos criadores que tenham a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa ou que atendam os critérios de enquadramento. O ProVB permite que esses produtores tenham acesso aos estoques do governo por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou nos mercados atacadistas locais.
Conab