Parlamentar relata que em meio a pandemia o setor continuou prestando um grande serviço ao nosso país
O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Evair de Melo enviou um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão dos trabalhadores do setor de plantas agroindustriais, de frigoríficos, de processadoras de alimentos, de laticínios e das centrais de abastecimento (CEASA), no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.
A agroindústria permite que os produtos rurais sejam valorizados ainda nas fazendas, permitindo que agricultores e pecuaristas deixem de ser apenas fornecedores de matérias-primas, ganhando relevante destaque nos comércios nacional e internacional.
O parlamentar relatou a forte atuação do setor Agro durante este período de pandemia. “Os trabalhadores desse setor continuaram, mesmo durante toda a pandemia, prestando um grande serviço ao nosso País. Esses profissionais precisam ter o suporte do Governo Federal nesse momento da vacinação como grupo prioritário. Garantindo a segurança e as condições que eles precisam, asseguramos a continuidade da produção de alimentos para todos nós”, declarou Evair de Melo.
O agronegócio é considerado um dos motores da economia brasileira — corresponde a mais de 22% do PIB — e foi um dos únicos setores que continuou apresentando crescimento em meio à crise atual. Dentro de toda a riqueza gerada pelo agronegócio, a agroindústria tem um papel central. Dados oficiais divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocam a agroindústria em destaque no PIB brasileiro, conforme o órgão público, 5,9% de todas as riquezas do país são oriundas do setor.
“Quando falamos em “agroindústria”, as fronteiras entre o campo e as fábricas deixam de existir e as relações comerciais são transformadas. Isso porque esse conceito compreende os processos de transformação e beneficiamento dos produtos agropecuários no próprio espaço rural”, explicou Evair de Melo.
O parlamentar externou como o Brasil é uma referência mundial nesse assunto, pois a agroindústria tem papel fundamental na geração de riquezas do país, principalmente no beneficiamento de carne (frigoríficos), café, laranja, soja e cana (etanol), dentre outros. Segundo a Embrapa, 20% das carnes produzidas no mundo são brasileiras, e 40% das exportações de aves saem de frigoríficos brasileiros.
Ao concluir o ofício o deputado e vice-líder do governo falou do significado que o setor possui. “Nesse sentido, considerando a relevância do setor para a sociedade brasileira, pois ele é um dos principais responsáveis por fornecer grande parte dos alimentos que estão nas prateleiras dos supermercados e nas nossas mesas, é que entendemos ser fundamental cuidar de quem cuida de nós. E, nesse momento, consideramos que estes trabalhadores são prestadores de serviços essenciais para o desenvolvimento do país e merecem ser incluídos no grupo prioritário na campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS) contra a Covid-19”, finalizou Evair.
Informações de assessoria