Previsão é de que mais famílias sejam beneficiadas até o final do ano
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), beneficiou de julho de 2019 a fevereiro deste ano, 162 famílias com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNC). O investimento total foi de R$ 17 milhões. Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a notícia é motivo de comemoração.
“Estamos enfrentando um momento difícil por conta da pandemia do novo Coronavírus. Ficamos felizes de, nesse cenário, podermos contribuir com os produtores, que terão a oportunidade de adquirir sua terra e realizar investimentos. O Idaf tem atuado com o trabalho, preponderantemente remoto, mas mantendo o compromisso do Governo do Estado de beneficiar até o final do ano 300 famílias”, disse Louzada.
O coordenador da UTE, Isidorio Simões, explica que a equipe se mantém ativa, mesmo durante a pandemia. “A análise de processos continua sendo feita. Além dos contratos que estão sendo efetivados, enviaremos nos próximos 60 dias propostas para aprovação. O objetivo é que, até 2022, em torno de 1.220 famílias sejam incluídas no programa”, afirmou Simões.
PNCF
O Crédito Fundiário é um programa nacional, coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra tenham a possibilidade de comprar seu imóvel rural por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura e acesso à Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A UTE é a unidade, ligada ao Idaf, responsável pela execução o PNCF no Espírito Santo.
Desde o início do programa no Espírito Santo, 3.600 famílias foram contempladas, totalizando R$ 170 milhões em recursos aplicados.
Os interessados e que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto ao Sindicato de Trabalhadores Rurais do seu município ou a própria UTE, pelo e-mail ute@idaf.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-3843 ou 3636-3844.
Idaf