Está prevista a entrega de mil Contratos de Concessão de Uso (antecedem a titulação permanente) e 111 Títulos de Domínio
“É muita alegria. Esperamos isso há muito tempo”. A comemoração foi de Eva do Rosário Cardoso, 77 anos, ao receber, com o companheiro, Zacarias Gomes Cardoso, 74 anos, o título definitivo do lote no assentamento Pip-nuck, em Nova Venécia (ES). Há mais de 30 anos vivem na área, localizada no Noroeste capixaba. O documento chegou na quinta-feira (28), durante evento realizado no Sindicato de Trabalhadores do município.
Eles estão entre os beneficiados pela Campanha Abril Verde e Amarelo, que otimizou, neste mês, ações de regularização fundiária em todo o Brasil. Somente para o Pip-nuck, no qual existem 50 famílias, o Incra garantiu a emissão de 28 documentos titulatórios.
E a autarquia continuará ampliando os trabalhos no estado com essa finalidade. Está prevista a entrega de mil Contratos de Concessão de Uso (antecedem a titulação permanente) e 111 Títulos de Domínio.
O superintendente regional do instituto, Fabrício Fardin, destacou a importância de regularizar essas propriedades. “A titulação, além de trazer segurança jurídica aos agricultores assentados, vai promover o desenvolvimento econômico e garantir o acesso a políticas de fomento à produção agrícola”.
Investimentos
O casal José Pereira Lima e Eva Maria Lima também recebeu, na ocasião, o Título de Domínio da parcela onde vive há 35 anos. Desde a criação do assentamento, os moradores do Pip-nuck projetam a continuidade da história da família a partir da conquista do documento, possibilitando, desta forma, a inserção dos filhos na dinâmica produtiva do lote.
Seu José prevê mais investimentos a fim de modernizar a lavoura de café: “com o título, nossos filhos vão poder buscar financiamento para aumentar a plantação e melhorar a produtividade.”
Incra-ES