Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados até o próximo dia 30 de dezembro
A equipe gestora do “Plano Estratégico 2017-2026 para Retirada da Vacinação” decidiu prorrogar novamente por mais 15 dias a última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a medida foi necessária por conta do baixo índice vacinal até o momento.
Os bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados até o dia 30 de dezembro. O produtor também deve fazer a atualização cadastral de todo o rebanho. A vacinação deve ser realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf.
A vacinação é obrigatória no Estado. Os criadores que não vacinarem os animais podem ser autuados. A não comprovação da vacinação ou a comprovação fora do prazo rende taxa administrativa.
“Faço um apelo a todos os produtores para vacinarem o seu rebanho. Precisamos realizar a última etapa de vacinação com sucesso para caminharmos para a retirada da vacina sem problemas futuros”, disse o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro.
Saiba mais em: https://idaf.es.gov.br/febre-aftosa/vacinacao
Vacinação do rebanho: até 30 de dezembro de 2022
Comprovação on-line pelo Siapec 3: até 30 de dezembro de 2022
Comprovação presencial ou por e-mail: 09 de janeiro de 2023
Idaf