Atualmente, o Espírito Santo produz cerca de 1 milhão de litros de leite por dia, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento
Na manhã de quarta-feira (12), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) se reuniu com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para dar início ao diálogo sobre a estruturação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite no Espírito Santo. O encontro foi realizado na sede do Sebrae, em Vitória.
O programa é formatado a várias mãos e conta com a participação ativa de diferentes entidades que atuam no leite capixaba, visando o aumento da produção e da produtividade do leite nas fazendas capixabas para o atendimento da demanda por lácteos por parte população. Também objetiva a ampliação da capacidade instalada da indústria de laticínios, além da redução de custos de produção e à autossuficiência do Estado na produção de leite em relação ao consumo.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
A produção de leite no Espírito Santo vem decrescendo nos últimos anos, fruto de uma baixa produtividade nas fazendas. Como resultado, há uma grande capacidade ociosa na indústria láctea capixaba. Além disso, o consumo de lácteos da população do Estado não consegue ser atendido pela produção local, segundo avaliação da Gerência de Dados e Análises da Seag. Atualmente, o Espírito Santo produz cerca de 1 milhão de litros de leite por dia, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento, a partir de cerca de dez mil produtores de leite.
“O Governo do Estado, com todos os parceiros que atuam na cadeia produtiva do leite, vai lançar em breve um programa para a recuperação dessa atividade, que é segunda mais presente nas propriedades rurais capixabas, logo após o café. Juntos, temos oportunidade de mercado, parque industrial instalado, conhecimento, tecnologia e disposição para integrar as ações institucionais e alavancar a produção capixaba, tornado nosso Estado pelo menos autossuficiente em leite e derivados”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.
Além do secretário, estiveram presentes no encontro o subsecretário de Estado da Agricultura, Michel Tesch; o diretor técnico do Sebrae, Luiz Henrique Toniato; o consultor da Milk Point, Valter Galan, além de técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Seag e do Sebrae.
Seag