Propriedades leiteiras em tempos de seca é tema de encontro em Aracruz

0
Foto: Incaper

Foto: Incaper

Mais de 50 pessoas, entre agricultores familiares, técnicos rurais, autoridades locais e representantes da pecuária leiteira capixaba, estiveram presentes em um dia especial sobre a pecuária leiteira realizado no município de Aracruz. Planejar a produção de alimento volumoso nas propriedades leiteiras nas épocas de seca foi o foco do encontro.

A iniciativa em questão foi realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite); Secretaria de Agricultura de Aracruz e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERSU) do município.

O pesquisador Sérgio Rustichelli Teixeira – que fica lotado na fazenda experimental da Embrapa de Coronel Pacheco, no sul de Minas Gerais – é quem acompanhou os agricultores até as propriedades de Tereza Augusta Barcellos Pimentel, da comunidade de Santa Rosa, e de Anailton Trivilin, da comunidade de Goiabas. Ambas recebem a assistência e acompanhamento dos técnicos locais do Incaper em Aracruz há aproximadamente cinco meses e já podem observar os resultados.

Os dois produtores leiteiros recebem o acompanhamento dos técnicos do Incaper a cada 15 dias, com ações nas áreas de pastagens, nutrição, criação de animais jovens e manejos zootécnicos em geral. Nesse sentido, Rustichelli apresentou aos agricultores a evolução dos dados compilados pelo Incaper, com os avanços nas duas propriedades.

Na área do senhor Anailton puderam observar as mudanças quanto ao controle leiteiro e reprodutivo dos animais, o manejo dos piquetes (patejo rotacionado), com os devidos ajustes de altura de saída e entrada dos animais, em sua taxa de lotação que não estavam adequados para a forrageira utilizada no local. Já na propriedade da senhora Tereza foi apresentado o balanceamento das dietas para as vacas e o monitoramento dos animais jovens.

Em seguida, Rustichelli ministrou uma palestra realizada no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz, sobre o planejamento e a administração das propriedades leiteiras. O conteúdo foi distribuído em três estações: noções de pastejo “da porteira para dentro” e “da porteira para fora”, e de mercado nacional e internacional diante da seca.

O pesquisador orientou o público quanto ao incentivo para o grande potencial da propriedade, com o número máximo de forragens, a partir de um número adequado de animais para a produção leiteira.

Para o Presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, que esteve presente no evento em questão, é imprescindível instruir o produtor a planejar a alimentação compatível com a necessidade das vacas para a produção de leite no ambiente atual.

Para a extensionista do Incaper, Fernanda de Melo Sperandio, encontros assim nos abrem portas. “Além disso, fortalecem ainda mais a integração entre a pesquisa e a extensão rural, uma vez que um é parte do outro’’, ressaltou ela, que presta assistência as propriedades visitadas.

Tatiana Caus

Compartilhar:

Deixar um Comentário