Pandemia trouxe novos hábitos alimentares aos brasileiros

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22,2% dos entrevistados passaram a consumir mais leite durante o período

A nova rotina imposta às famílias pela pandemia da Covid-19 trouxe forte impacto nos hábitos alimentares dos brasileiros. Entre essas mudanças de comportamento estão o aumento significativo de pessoas que passaram a fazer todas as suas refeições em casa e o maior consumo de leite. É o que revela dados da pesquisa Painel Online com Consumidores da Categoria de Leite UHT, desenvolvida pela Behup, empresa especializada em estudos de comportamento humano e consumo, em parceria com a SIG, uma das líderes mundiais em soluções de embalagens assépticas para indústria de alimentos.

O levantamento feito em junho de 2020, por meio de um aplicativo, reuniu informações e percepções de 2.500 consumidores em todas as regiões brasileiras e de todas as classes sociais. A pesquisa revelou que durante a pandemia aumentou em 34,5% a quantidade de pessoas que realizam todas as refeições em casa, e cresceu em 22,2% o número de consumidores que passaram a tomar mais leite neste período. Aliás, a bebida está entre as preferidas pelos brasileiros, sendo a quarta mais consumida, perdendo apenas para o café, os sucos de frutas e o iogurte, que é um dos principais derivados do leite.

“Esse aumento de consumo foi perceptível logo no começo da pandemia o que fez com que aumentássemos o nosso ritmo de produtividade”, afirma André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do Grupo Marajoara Laticínios, empresa goiana com presença de seus produtos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Ele lembra que também houve um aumento significativo no consumo de derivados de leite como o leite condensado e o creme de leite. “A nossa avaliação é de que com as pessoas permanecendo mais tempo em casa passaram a cozinhar mais, e o leite, além de ser um alimento de fácil consumo, é ingrediente de uma infinidade de receitas da culinária brasileira”, sugere o executivo.

A avaliação do presidente do grupo Marajoara encontra respaldo na pesquisa feita pela Behup em parceria com a SIG. O levantamento demonstrou que cresceu em 24,7% o número de  pessoas que passaram a se aventurar na cozinha com novas receitas; e entre os consumidores que participaram da pesquisa 27,2% disseram que estão fazendo mais receitas que levem leite, percentual que chega a 43% para os consumidores da classe A.

A pesquisa também apontou que 90% da população brasileira consome leite regularmente, sendo que quase 60% (58%) fazem uso do alimento todos os dias, 15% de quatro a seis vezes por semana e 17% afirmaram que consomem leite de duas a três vezes por semana. E 70% das pessoas que consomem leite regularmente afirmaram que o alimento não pode faltar em casa, mesmo com a redução de renda das famílias causada pela pandemia. Entre os que têm o leite como alimento regular na dieta diária, 78% disseram que tomam a bebida misturada com algum outro alimento, destes, 81% consomem o leite com café.

O levantamento revelou também que os brasileiros têm no leite uma forte confiança como um alimento saudável e de qualidade. Entre os consumidores consultados, 44% afirmaram que têm no alimento uma importante fonte de cálcio, e 40% consideram o leite é como um alimento saudável, sendo que o leite sem aditivos/conservantes é percebido por 35% dos consumidores, como um leite ainda mais saudável.

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Essa percepção das pessoas de que o leite é um alimento saudável não é à toa, conforme explica a nutricionista Lys Ane Souza Araújo (CRN/1: 16743). A bebida, que tem o seu consumo recomendado pela grande maioria dos nutricionistas e médicos, é uma rica fonte de proteínas, de vitamina D, potássio, magnésio e zinco. O leite é também uma das maiores e mais baratas fontes de cálcio para o organismo humano.

“Há muitos estudos científicos que demonstram que o leite é um dos alimentos mais completos que existem. É rico em gorduras boas, é uma fonte de proteína excelente. Tirando as carnes e o ovo, o leite é a terceira principal fonte de proteína do organismo humano”, explica a nutricionista.

Agrolink

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