RenovaBio pode ampliar oferta de bicombustíveis no mercado

0

biodieselUm encontro promovido pelos Ministérios de Meio Ambiente e o de Minas e Energia deve discutir a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil. O deputado Federal Evair de Melo (PV) vai participar desse encontro, para garantir rapidez na tramitação da Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio. A intenção é instituir a proposta para que o Brasil possa apresentar o trabalho prático na 23ª Conferência de Clima da ONU – COP 23, em novembro, na Alemanha, como resultado do compromisso assumido com mais de 130 países, no Acordo de Paris – 2015, para a redução das emissões dos gases do efeito estufa.

“É bem ambiciosa a meta para redução de gases do efeito estufa no Brasil. Cortar em 37%, até 2025, é um desafio e a ampliação do uso dos biocombustíveis é alternativa essencial para liderar esse trabalho”, destaca o deputado Evair de Melo.

Uma das apostas para colocar o RenovaBio em prática é a edição de uma Medida Provisória para regulamentar o aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil. A expectativa é elevar para 18% a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional. O Renovabio já passou por consulta pública, com as diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Em vigor desde 2016, recentemente o Acordo de Paris sofreu uma baixa considerada. Em junho último, o presidente dos Estados Unidos anunciou a saída dos norte-americanos, uma das principais nações emissoras de gases do efeito estufa do planeta. Mesmo duramente criticado pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global, Donald Trump cumpriu a promessa feita durante a campanha eleitoral, quando já atacava o acordo internacional do clima.

Assessoria Evair de Melo

Compartilhar:

Deixar um Comentário