Linhares terá construção de seis novas barragens

0

Foto: Prefeitura de Linhares

Durante entrega de barragem em São Rafael na sexta-feira (14), o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, autorizou a construção imediata de seis novas barragens no município: quatro em São Rafael, uma no Farias e outra em Rio Quartel. Nesta segunda-feira (17), os maquinários já se encontram em São Vicente, em São Rafael, construindo o primeiro reservatório do segundo edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que os seis novos reservatórios de água são um investimento de R$ 600 mil e beneficiam diretamente 25 produtores rurais. Juntos, têm capacidade para armazenar 110 milhões de litros d’água.

“Estamos preparando nossa reservação de água para garantirmos às comunidades rurais uma reserva de água que é estratégica para uma boa produtividade. As oito barragens entregues têm capacidade de armazenar 140 milhões de litros de água que, associadas aos serviços de caixas secas nos dá tranquilidade para fomentar projetos nas propriedades rurais”, disse o secretário, pontuando que já foram construídas no município 4.780 caixas secas, que são reservatórios escavados construídos às margens das estradas, que retém água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais, com capacidade de infiltração no solo de 200 milhões de litros d’água.

Na ocasião, a barragem construída em São João de Terra Alta, em São Rafael, a oitava do primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi entregue à comunidade. O produtor José Antônio Fornaciari lembrou de momentos difíceis que passou com a falta de água.

“Já passamos por períodos sofridos de seca intensa e a área da barragem chegou a secar. Com os serviços realizados pela Prefeitura ela está bem cheia com as chuvas que caíram. E o que tem nos ajudado bastante também são as caixas secas, que melhorou muito a qualidade das nossas águas, porque as águas das estradas vão parar nas caixas, mantendo limpos nossos córregos e nossas nascentes”, disse o produtor. Somente na região de São Rafael foram construídas 1.639 caixas secas.

O prefeito Guerino Zanon informou que o município destinou R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 para investimentos na reservação de água para que os produtores mantenham sua produção e aumentem a produtividade. “Todos esses serviços visam garantir melhores condições hídricas para a agricultura, principalmente para os pequenos produtores rurais. Acreditamos que esse projeto de construção de barragens dá ânimo ao produtor que terá a água reservada para enfrentar períodos de déficit hídrico”, disse o prefeito.

Estiveram presentes no evento o Deputado Federal Evair de Melo, os vereadores Joel Celestrini e Gelson Suave, o vereador de Marilândia, Cimá Fubá, além dos produtores rurais da região e lideranças comunitárias.

Oito barragens já construídas

As chuvas que caíram em Linhares no fim e início do ano foram suficientes para abastecer os reservatórios de água construídos pela Prefeitura no interior do município. São mais de 140 milhões de litros de água armazenados, em uma área total que correspondente a 15 campos de futebol. Ao todo são 8 barragens, beneficiando diretamente 40 famílias.

A quantidade de água acumulada nas oito barragens – duas no distrito do Farias, três em Desengano, duas em Baixo Quartel e uma em São Rafael -, é suficiente para irrigar, por exemplo, 3.425 hectares de café por um mês, sendo importantes reservas de água, principalmente para os períodos de déficit hídrico.

Prefeitura de Linhares

Compartilhar:

Deixar um Comentário