Crea-ES intensifica debate sobre uso de agrotóxicos

0

Os conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) aprovaram a criação do Grupo de Trabalho Agrotóxicos. A definição foi tomada na 1048ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no dia 15 de agosto.

A proposta do novo GT foi feita pela Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) do Crea-ES. O pedido foi provado por unanimidade na 602º reunião ordinária da Câmara Especializada, realizada no dia 24 de julho.

O pedido destaca que a fiscalização da comercialização do uso de agrotóxicos é de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA/MAPA). Porém, “o Crea-ES tem a responsabilidade de fiscalizar o exercício profissional na referida atividade”. Engenheiros Químicos, por exemplo, atuam na elaboração desses produtos e engenheiros agrônomos e florestais fazem sua prescrição.

O coordenador da Ceagro, Engenheiro Agrônomo Rosemberg Bragança, defende que o novo GT seja fórum de discussão técnica que desmistifique a questão. “O tema é debatido diariamente nos veículos de comunicação, denegrindo a imagem dos profissionais das ciências agrárias”, avalia Rosemberg. “Pretendemos mostrar para sociedade o lado técnico do uso correto do uso dos agrotóxicos. O erro dos agrotóxicos e prescrição mal feita”, complementa.

A definição dos nomes que irão compor o novo GT será definida na próxima plenária do Crea-ES, prevista para o dia 11 de setembro.

Crea/ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário