Instabilidades no clima deixam Sudeste em alerta

0

As chuvas seguirão nos próximos dias sobre a faixa Centro-Norte do país, incluindo localidades produtoras, segundo os principais modelos meteorológicos. Os alertas para esta terça-feira (09) são para áreas da região Sudeste, incluindo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Um sistema de baixa pressão atmosférica atua ao largo da costa do Sudeste e vai estimular a entrada de umidade e a formação de nuvens carregadas primeiramente sobre Minas Gerais. Nesta terça-feira (9), a chuva mais forte e volumosa é esperada o sul mineiro e a região da Serra da Mantiqueira”, noticiou a Climatempo.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações seguirão sobre esses pontos da região Sudeste pelo menos até o final dessa semana. Com a condição, a colheita da soja em estados do Sudeste pode ser afetado. Em contrapartida, o café será beneficiado.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (10/04 a 12/04) em todo o Brasil:

Fonte: Inmet

“Áreas de instabilidade começaram a ganhar força sobre o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, com o retorno da chuva por essas regiões. A tendência é que as nuvens de chuva se espalhem mais sobre as demais áreas do estado de Minas Gerais”, destacou a Climatempo sobre esta terça-feira.

Além disso, segundo a empresa meteorológica, outra mudança esperada no tempo é o retorno das chuvas fortes no Espírito Santo. “A presença da baixa pressão também vai provocar uma virada no tempo no Espírito Santo. À medida que o sistema se desloca pelo mar, os ventos conseguem trazer umidade e favorecer a formação das nuvens de chuva”, disse.

No Espírito Santo, são esperadas tempestades ao longo do dia.  “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, reportou o Inmet.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 3ª feira:

Foto: Inmet

Aviso para as áreas: Serrana Capixaba, Metropolitana De Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba, Rio Doce Capixaba, Centro-Oeste Capixaba, Nordeste Capixaba, Noroeste Capixaba

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 09 até 17 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas diminuem em pontos do Nordeste e Sul.

De 17 até 25 de abril, as precipitações voltam a se concentrar mais sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas áreas do Sudeste e pontos centrais do país passam a ter uma condição mais firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 09 de abril até 25 de abril:

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Notícias Agrícolas

Compartilhar:

Deixar um Comentário