O Sistema Campo Limpo, criado há 15 anos para dar destinação correta às embalagens de agroquímicos, está preparado para receber todas as embalagens desses produtos que são descartadas no Brasil. É o que garante o diretor-presidente do inpEV, João Cesar Meneghel Rando, em entrevista concedida ao Portal Global Agrochemicals.
“A agricultura e produção agrícola têm crescido continuamente no Brasil e o Sistema Campo Limpo tem levado isto em consideração no seu planejamento. O Sistema atingiu a maturidade e está preparado para receber 100% das embalagens colocadas no mercado”, afirma.
Segundo ele, variáveis como o crescimento do uso de biotecnologia, o aumento do uso de produtos ilegais (contrabando e falsificação) e as alterações climáticas influem no desenvolvimento das culturas, no aumento das pragas e doenças e podem aumentar ou diminuir o volume de embalagens. “De qualquer maneira, o sistema está preparado para manter o campo limpo e a agricultura sustentável”, sustenta.
“O engajamento de todos os envolvidos levou o Sistema a superar 410 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas desde o início da operação, em 2002. Como núcleo de inteligência do Sistema, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que reúne mais de 100 indústrias fabricantes e dez entidades do setor representando todos os elos da cadeia produtiva, busca inovações permanentes para aumentar a eficiência e atingir a autossuficiência do programa, como a adoção de ferramentas modernas, como o agendamento eletrônico, que permite ao produtor programar a devolução pela internet”, explica Rando.
O dirigente, que é engenheiro agrônomo por formação, ressalta que outra grande missão do Sistema é promover ações de educação e conscientização. Ele cita o “Dia Nacional do Campo Limpo”, comemorado em 18 de agosto para celebrar os resultados do Sistema e disseminar mensagens educativas sobre a conservação ambiental entre a população do entorno das unidades de recebimento. Desde sua primeira edição, em 2005, já teve a participação de mais de 1 milhão de pessoas.
Agrolink