Com as frequentes chuvas que caíram nos últimos dias, as caixas secas, que são reservatórios escavados construídos às margens das estradas, tem cumprido sua função principal: reter água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais. Desde a implantação do Programa de Conservação de Solo e Água, em 2017, quase 4,5 mil já foram construídas no município pela Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Linhares.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que a partir de novembro, quando começa o Verão, se registra um aumento no volume de água em decorrência das chuvas e, por consequência, a eficiência das caixas secas. Juntos, os 4,5 mil reservatórios já construídos têm capacidade de retenção e infiltração no solo estimada em cerca de 170 milhões de litros d’água por ano, considerando eventos de chuva dentro da média.
“Os benefícios que caixas secas trazem são inúmeros já que absorvem água que é infiltrada no solo, melhorando o nível do lençol freático, evitando a erosão e enxurradas, o assoreamento dos rios e também o desgaste das estradas”, disse o secretário.
Neste momento, os maquinários estão em três frentes de trabalho: em Pedrolândia, São Rafael e Córrego Doutor Jones. A construção das caixas secas é previamente planejada, de acordo com as microbacias do município, seguindo a rota de propriedades acompanhando os cursos d’água, iniciado pelas cabeceiras dos mananciais.
Para a construção das caixas secas, a Prefeitura de Linhares disponibiliza retro escavadeiras e caminhão caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado aos produtores da região, em caso de dúvidas ou informações.
Prefeitura de Linhares