Agricultores de Marilândia poderão devolver as embalagens vazias de agrotóxicos na sexta-feira (20). A devolução dos vasilhames é de suma importância por tratar-se de uma responsabilidade socioambiental, evitando maiores danos.
O recolhimento itinerante é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e Assoagres.
Antes da Lei federal nº 9.974/2000, as embalagens não tinham destinação correta, muitas vezes elas eram queimadas ou enterradas. Atualmente a legislação brasileira determina que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam devolvidas no prazo de um ano após a compra.
Segundo Marcelo Agenciano, extensionista do Incaper de Marilandia, “a lei das responsabilidades compartilhadas teve sucesso justamente pela sua simplicidade, onde o poder público tem a função de fiscalizar e educar, as revendas indicam o local de devolução e as recebem e o produtor devolve as embalagens no local Indicado na nota no prazo de até um ano, então a função do recolhimento itinerante e promover o encontro desses três elos do sistema”.
O horário para entrega será das 8 ás 14 horas, na garagem da Prefeitura, que fica localizada na estrada que liga Marilândia a Liberdade.
Incaper