A utilização de tecnologias de alto desempenho, que vem sendo utilizada e aprimorada desde 2014 na propriedade, proporcionou aumento da produtividade dos pomares da Fazenda Bethanea, no município de Nova Campina (SP). A estratégia agregou valor comercial e deixou as frutas mais bem formadas, saborosas e com boa aparência. A estimativa é de colher cerca de 1500 caixas da fruta por hectare em 2017, enquanto a média no estado de São Paulo é de 900 caixas.
Ernesto explica que o objetivo inicial do tratamento nutricional foi evitar o abortamento de flores e preparar a planta para sustentar uma produtividade elevada. “A aplicação via solo contou com a eficiência da linha Maxifós, composta por fósforo, potássio, nitrogênio, ácidos húmicos e fúlvicos, extratos de algas e aminoácidos. Os produtos contêm ainda aditivos que ajudaram a disponibilizar os nutrientes fixados no solo. Eles foram fundamentais no período de pré-floração, tendo em vista sua ação muito eficiente na melhora do enraizamento das plantas e absorção dos nutrientes presentes no solo. Essa nutrição rendeu o desenvolvimento de muitas flores, e quanto mais flores melhor, tendo em vista que apenas 2% ou 3% delas conseguem resistir e produzir frutos.”, destaca.
“Podemos dizer que estamos alcançando o máximo potencial produtivo das plantas com muita qualidade. Observamos isso por meio das plantas bastante carregadas e com frutos muito bem formados. Isso é sinal de que a nutrição está sendo eficiente em todas as etapas”, comenta Ernesto. O agrônomo também destaca que a tecnologia também proporciona importantes vantagens operacionais. “Estamos observando ganhos em operacionalidade, tendo em vista que pudemos substituir parte do adubo sólido pelos fertilizantes fluidos aplicados no solo. Com isso ganha-se em logística e tempo de operação em campo, o que pode ser somado aos rendimentos da produção”, completa. Rogério Rodrigues de Almeida, encarregado que trabalha nos pomares da fazenda Bethanea há 27 anos, afirma a qualidade no manejo e reconhece o sucesso do tratamento que gerou resultados inéditos.
Rogério calcula que a safra atual será maior do que a colhida no ano passado. “Com o tratamento Nutriceler, a produtividade vem crescendo ano a ano, e registraremos um aumento de 40% em relação a safra anterior, revela.
Versatilidade
O agrônomo Ernesto comenta sobre a tecnologia Nutriceler em relação a fontes nutricionais convencionais disponíveis no mercado. “Não é qualquer fertilizante que pode ser utilizado com eficiência em pulverizador eletrostático. Ele precisa ser bastante solúvel e compatível com outros insumos. Assim, fazendo um cálculo rápido, pode-se substituir 48 kg de insumo granulado, os sais, por apenas oito litros de fertilizantes fluidos. É mais fácil, mais prático e muito mais eficiente”, finaliza.
Agrolink