Há preocupação com a permanência do frio
Com o tempo um pouco mais frio, a oferta do mamão havaí ficou mais restrita no Sul da Bahia e no Norte do Espírito Santo – visto que atrasou a maturação da fruta. Assim, nesta semana (15 a 19/05), os preços da variedade subiram. O tipo 12 a 18 foi vendido por R$ 6,50/kg na praça capixaba, aumento de 21% em relação à semana passada. Até o momento, a qualidade do havaí está boa, está apenas com o calibre inferior ao normal.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Porém, produtores já estão atentos com a possível permanência do frio, que pode aumentar a incidência de manchas fisiológicas, até no nível mais forte – chamada de “pele de sapo”. Este problema afeta apenas a casca do mamão, podendo ainda ser consumido, mas atrapalha a precificação. Produtores relataram que essas manchas são mais comuns de ocorrer em plantas desfolhadas, que deixam o fruto mais exposto às intempéries. Para a próxima semana, é esperada baixa oferta de havaí.
Cepea