“Frutas do Brasil – Gifted by The Sun (presenteado pelo sol)”. O selo, representado por um colibri (gênero de beija-flor), foi apresentado no maior evento de fruticultura do mundo – Fruit Logistic Berlim, que ocorre todos os anos, no início de fevereiro. A marca foi destaque no stand brasileiro de 400 m2 e representa a garantia de qualidade e sabor das frutas exportadas pelas 26 empresas presentes nesta edição do evento.
Melões, melancias, bananas, mamões, uvas, limões, abacaxis, laranjas, maçãs, abacates, mangas e, também, polpas congeladas foram degustadas por mais de 70 mil pessoas que passaram pela feira entre quarta (03/02) e sexta-feira (05/02). O Projeto Frutas do Brasil é uma parceria institucional entre a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e conta com o apoio da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado, a Fruit Logistic inclui os principais países produtores e compradores de frutas frescas e processadas. “Estamos buscando cada vez mais promover o produto brasileiro no exterior, mostrando o que conquistamos com qualidade e sabor das frutas ressaltadas pela tropicalidade do país”, revela. Tom acrescenta que hoje o Brasil é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos produtos que exporta. O que justifica o aumento de 3,8% em valor exportado, o equivalente a US$ 735 milhões, e 11,44% em volume, em 2015 comparado ao ano de 2014. “A expectativa é que ao fim desta edição da feira fechemos mais negócios com diversos países”.
Para o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, participar da Fruit Logistic Berlim 2016 é como estar na maior vitrine de frutas do mundo. “Quem quer exportar está no lugar certo, pois a feira reúne todos os players desse negócio”, comemora. “Estados Unidos, países da Europa e da Ásia têm interesse em fechar negócios”, complementa.
O Brasil produz aproximadamente 43 milhões de toneladas de frutas frescas e exporta 3% desse total. O mercado interno absorve a maior quantidade. Os principais compradores são os países da União Europeia, destino de 80% das nossas exportações.
Segundo Barcelos, os países asiáticos, com destaque para a China e o Japão, estão cada vez mais receptivos às nossas frutas. “Recebemos a visita de inspetores chineses no início do ano interessados em conhecer como as frutas cearenses são produzidas e constatar se realmente são livres de pragas. Está previsto, ainda para este primeiro semestre, uma nova visita de prováveis clientes, os japoneses. Estamos muito otimistas com a visibilidade que nossos produtos estão ganhando no mercado,” afirma esperançoso com o futuro.
Desafios: capacitação, infraestrutura e logística – Apesar do bom momento da fruticultura brasileira, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para o aumento da produção e da exportação. “Precisamos capacitar os produtores visando as boas práticas agrícolas e a qualidade, uma vez que o mercado externo é muito exigente”, ressalta Eduardo Brandão, assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA. Brandão comenta que a maioria dos fruticultores brasileiros não exporta, por não conseguir atender essas exigências. “Também precisamos trabalhar em busca de novos mercados, na redução das barreiras tarifárias e fitossanitárias, questões que muitas vezes impedem as exportações brasileiras”.
Outro ponto preocupante, com impacto direto no crescimento da fruticultura brasileira, é a infraestrutura e a logística, ainda longe de atender às necessidades. “Hoje temos sérios problemas em razão da precariedade das rodovias do país, por onde é escoada a produção em direção aos portos. A grande maioria das frutas é exportada por via marítima”, observa o assessor técnico. E, por fim, Brandão acrescenta que os produtores enfrentam dificuldades com a cadeia de frio, uma vez que as cargas devem ser frigorificadas e a maioria dos portos não tem este tipo de estrutura disponível.
Fruit Logistic 2016 – A edição de 2016 da Fruit Logistica Berlim abrigou mais de 2.800 expositores de 84 países, sendo 26 expositores brasileiros, com a visita de cerca de 70 mil potenciais compradores de 135 países. Neste ano, o país parceiro foi o Egito. Além da exposição de frutas frescas e secas, hortaliças, legumes e assemelhados, voltada para público especializado, o evento cobriu também os setores de empacotamento e etiquetagem, transporte e logística, armazenamento, soluções de computação e de internet e sistemas de cultivos.
CNA