Pesquisa inédita resulta em manual para otimizar o manejo e a produção na cadeia do cacau

0

Iniciativa integra ações do Nestlé Cocoa Plan, programa que há 12 anos atua em prol da produção sustentável e responsável de cacau

Após quatro anos de pesquisas em fazendas cacaueiras localizadas na Bahia e no Espírito Santos, técnicos da RR Agroflorestal identificaram oportunidades de aumento da produtividade em diferentes sistemas de manejo e produção de cacau. A descoberta resultou na criação do Manual de Nutrição e Adubação do Cacaueiro, um guia que vem sendo compartilhado com os agricultores parceiros da Companhia.

A pesquisa aconteceu entre 2017 e 2020 e monitorou, em campo, o trabalho de cultivo e colheita de cinco fazendas que participam do programa Nestlé Cocoa Plan. O trabalho contemplou o acompanhamento de experimentos sobre o manejo nutricional e observou o potencial produtivo de clones de cacau nessas regiões ao longo de cada ciclo da cultura. As fazendas foram escolhidas por representarem os diferentes sistemas de produção – cabruca, agroflorestal e pleno sol – e por adotarem boas práticas de qualidade, produtividade e sustentabilidade incentivadas pelo programa da Nestlé.

A pesquisa de campo foi desenvolvida pela empresa RR Agroflorestal, com a participação dos agrônomos da Nestlé e parceria das propriedades rurais envolvidas no projeto. O objetivo da pesquisa foi determinar a demanda nutricional de diversos materiais genéticos e estabelecer uma estratégia de adubação para que as lavouras alcancem alta produtividade nos diferentes sistemas de manejo e produção de cacau.

“Reunir informações em um manual e orientar o agricultor sobre o manejo de adubação da lavoura é considerado algo inédito e será uma importante contribuição ao cacauicultor brasileiro. O manual permite que o produtor possa fazer o manejo nutricional de forma adequada desde a fase do plantio até a produção, com base nos resultados obtidos na nossa pesquisa”, diz Igor Mota, Head de Agricultura da Nestlé Brasil.

A adubação dos plantios de cacau é uma prática que permite sustentar produções elevadas com qualidade e tem como principal objetivo a restituição dos nutrientes que a planta extrai do solo para complementar seu ciclo de produção. O investimento em adubação permite aumentar a produtividade e, com isso, alcançar maiores taxas de retorno, assim como a sustentabilidade da atividade produtiva. Além disso, é possível determinar a demanda nutricional dos clones e a exportação de nutrientes pelas amêndoas de cacau, o que também ajuda a definir os modelos de fertilização, com base na demanda específica de cada clone.

Nestlé Cocoa Plan

Criado em 2010 com foco no menor impacto socioambiental e na evolução da qualidade, o programa Nestlé Cocoa Plan tem o objetivo de garantir a produção responsável, com ênfase na produtividade e rentabilidade das lavouras, no atendimento a critérios de qualidade e a conformidade social e ambiental dos fornecedores. É voltado para produtores, parceiros agrícolas, intermediários e cooperativas, que passam por treinamento e recebem adequações para atuar dentro dos parâmetros do programa. Atualmente, no Brasil, são 1.700 produtores de cacau participando do programa.

BAIXE AQUI O MANUAL 

Mercado do Cacau

Compartilhar:

Deixar um Comentário