O Polo BR 101 Sul, com o cultivo de limão, foi o quarto do Programa Municipal de Fruticultura a ser implantado em Linhares. O prefeito Guerino Zanon entregou nesta sexta-feira (31) o primeiro lote das 5,5 mil mudas que beneficiarão 15 produtores dos distritos de Rio Quartel e Desengano, contemplando comunidades como Baixo Quartel e Assentamento Primeiro de Agosto. A cerimônia de entrega aconteceu no ginásio poliesportivo Aristídes Rampinelli, em Rio Quartel de Cima.
Quem está na expectativa para iniciar o plantio é o João Batista Buffon, produtor de Desengano. “É a primeira vez que vou fazer um plantio de fruta em escala comercial. Parabenizo a iniciativa do programa e a nossa expectativa é de ampliar e fortalecer a cultura para dar uma alavancada na economia. Trabalho com café e leite, mas ambos estão muito difíceis de trabalhar, porque os preços dos insumos estão sempre subindo e o preço que pagam pelo nosso produto tem sido difícil viver no campo com mais folga, fazendo uma reserva”, disse.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que todas as mudas do programa serão distribuídas até abril deste ano, destacando a importância deste segmento para as comunidades rurais. “O programa vem para diversificar as atividades de famílias que vivem nas propriedades rurais, e o município de Linhares tem potencial, além de condições climáticas e solo favoráveis para aumento da produção de frutas. Com a implantação dos polos incentivamos os produtores a se empenharem nesse segmento promissor, que cada vez mais conquista seu espaço no mercado”, disse.
O presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares de Linhares (CAF), Geraldo do Nascimento, que também é integrante do Polo BR 101 Sul, falou que a implantação do polo é uma conquista para a região. “O polo é um empreendimento de futuro que será um implemento na nossa renda, até porque o limão já provou que é rentável e que compensa investir. Estamos muito felizes com o programa”, frisou.
“Esse programa visa motivar o produtor, e ainda mais o jovem, a ter um olhar diferenciado para as pequenas porções de terras,que muitas vezes estão esquecidas nas suas propriedades, promovendo assim investimentos, diversificando a produção e gerando uma nova renda. A fruticultura é um segmento promissor e o município tem caminhado a passos largos para fomentar a agricultura local”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Também já foram entregues em lote único as mudas de goiaba ao Polo Baixo São Rafael (atendendo a localidades como Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), beneficiando 23 produtores. O primeiro lote das 17 mil mudas de cajá manga anão, contemplando 13 produtores do Polo Distrito Farias, já foi distribuído, assim como o primeiro lote das 5,5 mil mudas de açaí para os produtores do Polo Litoral; Em breve, serão as mudas de uva do Polo Alto São Rafael, o último do programa, atendendo às regiões do distrito de São Rafael.
O Programa Municipal de Fruticultura faz parte do Plano Agro e a área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores. Cada polo foi definido conforme as características agronômicas de solo e clima de cada região.
Estiveram também presentes na cerimônia de entrega das mudas de limão os vereadores Tobias Cometti, Joel Celestrini e Jean Menezes, além de lideranças comunitárias e produtores rurais da região.
Produtores participam de treinamento
Os produtores do Polo BR 101 Sul já receberam o treinamento com as orientações sobre o plantio do limão. O especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, do Viveiro Frucafé, foi o responsável pelo treinamento e orientou sobre a formação da lavoura, irrigação e controle de pragas e doenças, esclarecendo as dúvidas dos produtores.
Entrega de equipamento agrícola
Na ocasião, foram entregues um trator e implemento agrícola, fruto de recurso de uma emenda parlamentar do deputado federal, Helder Salomão, para atender os produtores da Associação dos Produtores do Assentamento Rio Quartel (APARQ).
Prefeitura de Linhares