Mosca-das-Frutas é tema de seminário em Domingos Martins

0

Com o objetivo de levar informações sobre a principal praga em frutíferas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extesão Rural (Incaper) realizou, entre os dias 02 e 03 de julho, no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Serrano (CPDI Serrano), conhecido como Fazenda do Estado, em Domingos Martins, o 1° Seminário sobre a mosca-das-frutas. O evento contou com a participação de 100 pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas, prefeituras e iniciativa privada

Um dos palestrantes, o pesquisador José Salazar Zanuncio Junior, falou sobre a importância do seminário. “A mosca-das-frutas tem causado muitos danos em citros como a tangerina e a laranja na região serrana. Como havia grande demanda sobre o controle desta praga pelos agricultores foi programado o evento para levar as informações sobre os métodos de manejo da mosca”, explicou Salazar.

Em sua apresentação, José Salazar Zanuncio Junior apresentou recomendações e os resultados da pesquisa com métodos de manejo com armadilhas para captura das moscas nos pomares. A pesquisa é realizada pelo Incaper CPDI Serrano em parceria com a Agro Comercial Wiser, que produz o atrativo alimentar usado nas armadilhas. “A incidência da mosca tem aumentado na região serrana porque o animal utiliza o café como hospedeiro intermediário e migra para os pomares, causando danos às frutas”, ressaltou o pesquisador.

A programação ainda contou com a palestra sobre os atrativos para captura da mosca-das-frutas, ministrada pelo representante da Agro Comercial Wiser, Sergio Ricardo Bolti Lombardi; alinhamento técnico com orientações sobre manejo da mosca-das-frutas; manejo da mosca-das-frutas e oficinas de preparo e manejo de armadilhas que aconteceram na Agropecuária Zandonadi, Peçanha, em Domingos Martins.

O evento contou com o apoio da Defragro e Prefeitura Municipal de Domingos Martins.

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário