As inscrições para o segundo processo seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau pela Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares estarão abertas a partir desta quinta-feira (5). As mudas enxertadas em sacolas custarão ao produtor R$ 2,50, sendo que no mercado chega a R$ 6. Os interessados devem procurar a sede da secretaria até o dia 4 de outubro, localizada na avenida Comendador Rafael, 1743, Centro, das 8h às 11h e de 13h às 16h. O valor arrecadado será destinado ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos na retomada da produção de cacau nas áreas afetadas por doenças e estiagem prolongada.
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot informou que as mudas são enxertadas em sacolas das variedades PS 1319 e CCN 51 e cada produtor receberá no máximo mil mudas, respeitada sempre a quantidade que a propriedade beneficiada comporta por meio da entrega de atestado emitido pela Ceplac. “Essas mudas serão adquiridas dos viveiros credenciados, e a previsão é de que a distribuição comece a partir de dezembro. Os produtores selecionados neste processo também vão receber assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)”, ressaltou.
Entre os critérios do edital para o grupo preferencial de produtores a serem contemplados estão: comprovar que a propriedade em que pretende plantar as mudas está localizada em áreas de sistemas agroflorestais, conhecidas como cabruca, composta por agricultores familiares; possuir carta de aptidão do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), expedida pelo Incaper, ou outra instituição que tenha autorização para essa expedição; e possuir na propriedade um sistema de irrigação na lavoura, visando assegurar a vitalidade e o pleno desenvolvimento das mudas que serão disponibilizadas, ou, na ausência desse sistema possuir declaração emitida pela Ceplac ou Incaper, atestando a viabilidade técnica do plantio.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pontuou que esse é o segundo edital lançado este ano, somando assim 60 mil mudas a serem distribuídas visando à recuperação das áreas devastadas pela doença Vassoura-de-Bruxa e que sofreram os efeitos da crise hídrica. “Essa doença limitou a capacidade produtiva do cacau em Linhares, gerou queda de receita, principalmente para os pequenos produtores, e essas distribuições de mudas pela prefeitura de forma subsidiada vem para fomentar a renovação das lavouras em Linhares”, frisou.
O período de análise das documentações será entre os dias 7 e 16 de outubro e as visitas às propriedades, realizadas por técnicos da secretaria de Agricultura, Ceplac e Incaper, para verificar a validade das informações, acontecerá dos dias 17 de outubro a 18 de novembro.
Acesse abaixo o edital completo sobre o processo seletivo para distribuição de mudas de cacau:
Prefeitura de Linhares