Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) estão percorrendo as propriedades inscritas no Processo Seletivo para distribuição de 30 mil mudas de cacau para vistoriar as informações e documentos exigidos no edital.
Ao todo, 115 produtores se inscreveram e os critérios principais para os grupos prioritários do edital estarem aptos a receber às mudas são: estar na área de cabruca, aquelas localizadas em áreas de sistemas agroflorestais, comprovar a viabilidade de irrigação da lavoura e pertencer a agricultura familiar. Cada produtor poderá receber até mil mudas e o resultado da classificação será divulgado no dia 30 de agosto.
O valor da unidade sairá por R$ 1,60 ao produtor sendo que no mercado chega a R$ 5. A vistoria tem sido realizada pelo diretor de Departamento de Pecuária e Abastecimento, Rodrigo Pagani Aguilar da Silva, e pelo técnico da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Leonardo Rodrigues.
“A doença vassoura-de-bruxa devastou o cacau e grande parte dos produtores abandonou as lavouras e muitos voltaram agora a cuidar do cacau. Estou satisfeito vendo que o Programa de Revitalização da Cultura do Cacau contribuirá com o produtor que está investindo na renovação da sua lavoura. 90% das propriedades que já vistamos até o momento estão conduzindo conforme é exigido em edital e vejo que no futuro colheremos os frutos desses avanços com o aumento da produção de cacau no município”, destacou.
Os produtores selecionados vão receber também assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As mudas de cacau são enxertadas em tubetes das variedades PS 1319 e CCN 51 e cada produtor receberá até mil mudas, respeitada sempre a quantidade que a propriedade beneficiada comporta, por meio da entrega de atestado emitido pela Ceplac / Incaper.
O valor arrecadado com a subvenção das mudas será destinado direto ao Fundo de Apoio a Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor. A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura.
Prefeitura de Linhares