Incaper lança 4º volume da Coleção Fruticultura Capixaba sobre Cadeia Produtiva do Cacau no Estado

0

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem a satisfação de disponibilizar o estudo da Cadeia Produtiva do Cacau no Espírito Santo, no 4º volume da Coleção Fruticultura Capixaba. A coleção contempla as principais cadeias produtivas da fruticultura no Estado e os volumes já publicados estão disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.

Nesse contexto, a fruticultura é uma atividade desenvolvida em todas as regiões do Espírito Santo e apresenta grande importância econômica, sendo responsável por aproximadamente 11,8% do valor bruto da produção agropecuária do Estado, só em 2020.

Dentre as frutas já estudadas e com resultados já publicados também estão, abacaxi, banana e mamão. O estudo completo incluiu 13 diferentes frutas e foram entrevistados ao todo 1.265 produtores e 64 empresas, em sua maioria agroindústrias que processam frutas. Já para a cadeia produtiva do cacau foram entrevistados 122 produtores de cacau e 23 empresas que atuam na cadeia.

De acordo com a pesquisadora do Incaper e coordenadora responsável por esta coletânea, Edileuza Aparecida Vital Galeano, a cadeia produtiva do cacau tem se apresentado em expansão no Estado. “Com os estudos e seus resultados, podemos diagnosticar as condições de produção e de comercialização do cacau, propor soluções para a melhoria das condições de geração e apropriação de renda associada a esse tipo de produção, bem como acompanhar indicadores estratégicos para o desenvolvimento da fruticultura no Estado e planejar políticas públicas”, explicou.

Todos os volumes da Coleção Fruticultura Capixaba tornaram-se possíveis de serem realizadas com o apoio dos parceiros, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Incaper

Compartilhar:

Deixar um Comentário