Já está em circulação a edição de nº 47 da Revista Campo Vivo. Trata-se da Edição Especial Mamão do Brasil.
Nesta edição especial, a publicação traz informações exclusivas da fruta que é destaque na agricultura capixaba e nacional. Conteúdo especial sobre a cadeia produtiva do mamão aborda da produção ao mercado, além de matérias sobre tecnologia, gestão de custos, artigos de opinião, entrevista, e muito mais.
Confira a capa e o editorial com os destaques da publicação:
Mamão do Brasil
Muito saudável, de cor e formato marcantes, e extremamente identificado com o Brasil e o Espírito Santo. Seja formosa ou havaí, o mamão é fruta consagrada no dia a dia do brasileiro, e cada vez mais no dia a dia do estrangeiro também.
Sabemos que a fruticultura como um todo é um dos carros chefes do Brasil no que diz respeito a produtividade, presença internacional e geração de empregos.
De acordo com dados do Incaper de 2019, apesar de apenas 1,6% do mamão brasileiro ser exportado – devido a um mercado internacional bastante competitivo e com exigentes padrões de qualidade -, os capixabas são os líderes nesse quesito. E a demanda externa por mamão vem aumentando.
Em 2019, o ES também foi o maior em produção, e teve uma produtividade acima da média nacional.
Além disso, se juntarmos Espírito Santo e Bahia, temos cerca de 70% da área e da produção de mamão do país inteiro. É ou não é pra se orgulhar do trabalho do nosso agro com essa fruta?
Especificamente no Norte do ES, podemos encontrar uma verdadeira concentração de grandes lavouras e dos chamados packing houses, que, juntos, fazem um trabalho extremamente profissional com uma fruta de alta perecibilidade, para garantir qualidade na mesa do consumidor.
Vale destacar também que é em Linhares/ES que fica sediada a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya, a Brapex.
Todo esse contexto grandioso que envolve o mamão, somado a uma forte e inegável identificação da fruta com nosso país (e nosso Estado), resultaram no projeto Mamão do Brasil, que a Campo Vivo materializou desde novembro, com a realização do Debate Agro, e finaliza agora com esta super edição especial da Revista.
São 80 páginas de conteúdo exclusivo e diversificado, do campo ao consumidor, em que você leitor poderá colher informações sobre produção, tecnologias, mercado, gestão, além de artigos técnicos e de opinião. Trouxemos ainda um panorama atual da atividade no Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte.
Aproveitem a leitura, e que tenhamos um 2022 próspero, com muita saúde e paz!
Caio Francisco Fiorot
Gestor da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios