Foram embarcadas 4,5 toneladas da fruta
Os produtores de cajá manga anão, do Polo Farias, comercializaram a primeira colheita fomentada pelo Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, nesta quarta-feira (4). Foram embarcadas 4,5 toneladas da fruta para o mercado de Belo Horizonte (MG). A próxima colheita do cajá está prevista para dezembro e a venda tem sido feita diretamente pelos produtores.
O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, disse que a expectativa é atingir 275 toneladas da fruta no segundo ano de produção, chegando a 700 toneladas no quarto ano, nos 10 hectares de área cultivada.
“O Polo, que veio para promover a diversificação agrícola e movimentar a economia rural das comunidades, já tem colhido bons frutos, com mercado garantido na comercialização do cajá. Em breve, com previsão para abril/maio de 2020, os produtores colherão seus primeiros frutos de limão (Polo BR 101 Sul – distritos de Rio Quartel e Desengano) e de goiaba (Polo Baixo São Rafael – localidades como Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira)”, pontuou o secretário.
O Polo Farias conta com a participação de 13 produtores e foram distribuídas pelo município 15 mil mudas de cajá manga anão.
Programa de Fruticultura
O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.
As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que identificaram, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região. Todos os produtores receberam treinamento sobre os primeiros para iniciar o plantio da fruta e poda das mudas.