Quarentena causou mudança de comportamento das pessoas e impulsionou safra
laranjaA Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) divulgou que as exportações brasileiras de suco de laranja tiveram alta de 17% nos dez primeiros meses da safra 19/20. Foram exportadas 914,2 mil toneladas do produto, com um faturamento de US$ 1,5 bilhão, o que representa uma alta de 4,5%.
Os principais destinos foram a União Europeia, com compras que totalizaram 635,6 mil toneladas ou 25% a mais do que no mesmo período do ano anterior. O faturamento proveniente dos pedidos feitos pelo bloco econômico soma US$ 1,069 bilhão,12% acima da safra passada. Já as vendas para os Estados Unidos caíram 14%, com apenas 147,6 mil toneladas.
Entre os motivos para o bom desempenho está justamente a pandemia de coronavírus que elevou a demanda por produtos naturais e que tenham mais nutrientes. “Temos a associação de dois fatores importantes neste momento: a presença da vitamina C em nosso produto e mais tempo para as pessoas tomarem café da manhã, algo que não vinha acontecendo antes da pandemia. O suco de laranja foi apresentado para uma geração de consumidores que sequer tinha o hábito de tomar café da manhã, o que consiste em uma grande oportunidade”, afirmou o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota.
Agrolink