Chuvas abundantes na Costa do Marfim impulsionam cacau no meio da safra

0

Costa do Marfim é o maior produtor mundial de cacau

Foto: iStock/Mapa

O desenvolvimento do meio da safra de abril a setembro pode terminar forte devido às chuvas acima da média na maioria das principais regiões produtoras de cacau da Costa do Marfim, disseram produtores na segunda-feira. A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, está em sua estação chuvosa, que vai oficialmente de abril a meados de novembro.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Os agricultores disseram que o clima deve ajudar no desenvolvimento de muitas vagens pequenas e cherelles, embora alguns temam que as entregas possam ficar mofadas, pois é difícil secar os grãos adequadamente. “Chove quase dia sim, dia não. É bom para as árvores e para os frutos jovens”, disse Armand Gode, que cultiva perto de Soubre, onde caíram 109,5 milímetros (mm) na semana passada, 71,4 milímetros acima da média de cinco anos.

Nas regiões meridionais de Agboville e Divo e na região oriental de Abengourou, onde as chuvas foram bem acima da média, os agricultores preveem uma colheita abundante a partir de meados de agosto, mas reclamam das condições de seca.

Na região centro-oeste de Daloa e nas regiões centrais de Bongouanou e Yamoussoukro, onde as chuvas foram abaixo da média, os agricultores disseram que o nível das chuvas foi suficiente para ajudar as árvores. “Não há problema. Temos muitos frutos jovens nas árvores que estão se desenvolvendo bem”, Albert N’Zue, que cultiva perto de Daloa, onde caíram 21,5 mm na semana passada, 3,1 mm abaixo da média. As temperaturas médias variaram de 27 a 30,2 graus Celsius na Costa do Marfim na semana passada.

Reuters

Compartilhar:

Deixar um Comentário