O ex-ministro da agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli, esteve em Linhares nessa terça-feira (20) para a 12ª edição do Debate Agro. Paolinelli é considerado o pai da agricultura brasileira e deu início a revolução tecnológica e da pesquisa do setor agrícola no país. O evento aconteceu no auditório do hotel Days Inn, em Linhares, e reuniu produtores, técnicos, empresários e representantes de entidades rurais e governamentais do Espírito Santo.
O tema dessa edição do debate foi “As oportunidades do Espírito Santo e do Brasil no mercado mundial de alimentos. Durante a palestra, Alysson lembrou a evolução do Brasil nesse segmento enfatizou como o avanço das pesquisas agropecuárias foram importantes para o crescimento do país no mercado.
Ele disse ainda que para o Brasil continuar competindo no mercado mundial, os investimentos nas pesquisas agropecuárias devem ser mantidos.
“A única alternativa é investir na pesquisa e na tecnologia. O mundo globalizado é um mundo de competição. Se estamos conseguindo conquistar mercado é porque nossos produtos têm qualidade, tem preço e tem constância de oferta. Essas três premissas são fundamentais em qualquer lugar do mundo. Precisamos investir em tecnologia para não perder o mercado que já conquistamos”, enfatiza.
Alysson Paolinelli foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, que realiza pesquisas para tornar a produção no campo cada vez mais rentável e sustentável.
O ex-ministro destacou ainda a participação de pessoas jovens no evento.
“Cheguei a ficar emocionado pois vi uma juventude trabalhadora, estudiosa e competente, ao invés de ficarem gastando seu tempo com outra coisa vieram aqui para discutir problemas nacionais. Isso é muito importante. Vejo que é nesses eventos que nascem as grandes ideias e as grandes soluções. Vamos torcer para que haja uma receptividade desse desafio brasileiro”, disse.
O 12º Debate Agro é realizado pela Campo Vivo Comunicações e conta com patrocínio do Sicoob ES e Sistema OCB-SESCOOP/ES e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES, Syngenta, Heringer, Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae/ES e Leão Alimentos e Bebidas.
Confira a galeria de fotos. Clique na imagem para ampliar.
Redação Campo Vivo