Depois de um ano e meio de negociações com o Governo Federal, o Sistema OCB comemora um importante ajuste nas regras para a concessão de crédito para as cooperativas agropecuárias. Publicada na última terça-feira, 31, a Resolução nº 4.494/2016 altera disposições do capítulo 5 do Manual de Crédito Rural (MCR), com a inclusão da seção industrialização e comercialização: DR, NPR, FGPP e FAC, não alterando o mérito ou conteúdo dos normativos antes vigentes, apenas unificando-os a um único capítulo.
A conquista é fruto de diversas reuniões presenciais de representantes do Sistema OCB em Brasília com os representantes das Secretarias de Política Agrícola e de Política Econômica dos Ministérios da Agricultura e Fazenda e do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural do Banco Central do Brasil. A Resolução contemplou os itens acordados na última reunião do GT de Crédito Rural e Governo Federal, realizada em 7 de abril de 2016, conforme tabelas abaixo:
Proposta 01. Limite de financiamento para as linhas de crédito direcionadas ao adiantamento a cooperados e para custeio e aquisição de insumos.
Proposta 02. Limite de financiamento para a linha de Custeio Beneficiamento e Industrialização.
Tais parâmetros podem ser visualizados na Resolução acima mencionada, clicando aqui.
OCB Nacional