Já está em circulação a Edição de nº 48 da Revista Campo Vivo. Essa é a Edição Especial Conilon 2022.
Em mais uma edição especial, a publicação traz uma matéria exclusiva sobre a safra do café conilon de 2022 no Espírito Santo e Extremo Sul da BA, além de informações importantes sobre inovações em nutrição, fitossanidade e tecnologias e um panorama completo do mercado interno e externo, de café solúvel e cafés especiais.
Reportagens sobre crédito rural, crédito de carbono e a crise dos insumos oriunda da guerra no Leste Europeu completam o conteúdo dessa super edição.
Confira a capa e o editorial com os destaques da publicação:
O “velho” normal
Nos últimos anos vivenciamos situações inesperadas, com alguns desdobramentos esperados, outros nem tanto. Vírus e guerra, e seus consequentes impactos sociais e econômicos, abalaram o mundo.
Enquanto a economia sofre com a pandemia, a guerra entre Rússia e Ucrânia mostra um lado assustador (além das perdas irreparáveis de vidas) da globalização, afetando diretamente nossas vidas.
O termo “novo normal” tomou conta nesses tempos, porém existe um “velho normal” que se destaca em todas as situações descritas acima: a resiliência e a paixão do cafeicultor no seu trabalho.
Não só as crises do mundo os impactam, mas por estarem na chamada “indústria a céu aberto”, todo ano são afetados diretamente pelo clima adverso, de várias formas diferentes. Velho normal apenas na essência porque, na prática, o produtor rural não para de inovar.
O consumo do nosso cafezinho – apesar de logicamente ter sido afetado pelas circunstâncias já mencionadas – só cresce e tende a crescer ainda mais, consumo esse garantido exatamente pela resiliência desses produtores.
Em mais uma Edição Especial da Revista Campo Vivo, dessa vez sobre o Café Conilon, buscamos com especialistas novidades sobre o conilon dentro da porteira, falando de nutrição, fitossanidade, irrigação e máquinas. Do lado de fora da porteira, abordamos também sobre o mercado do conilon e as oportunidades para os cafés especiais. Além disso, informações preciosas sobre crédito rural e o tão atual crédito de carbono fazem parte desta edição.
Na matéria principal, ouvimos produtores e especialistas sobre a safra atual do café conilon no Espírito Santo e Sul da Bahia. O cenário é mais uma vez desafiador e essas informações podem auxiliar a preparação para o que vem pela frente nos próximos anos.
Pegue seu café e aproveite a leitura!
Caio Francisco Fiorot
Gestor da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios