A agtech On Farm viabiliza, na própria fazenda, a análise microbiológica do leite para identificar o agente causador da mastite, com resultado em 24 horas. Assim, desenvolveram o minilaboratório e o produtor rural instala em sua fazenda. Ao acelerar os resultados laboratoriais, o uso de antibiótico na fazenda cai bastante.
Laerte Cassoli, fundador da On Farm, conta que o diferencial dessa tecnologia é que muda totalmente a forma do produtor enfrentar e combater a mastite. “Agora, ele pode optar, por exemplo, em aplicar um anti-inflamatório não esteroidal, logo que a vaca aparece doente, para melhorar sua condição. Com o resultado, há algumas possibilidades: primeiro se não houve crescimento de bactérias na placa, algo que ocorre, conforme o registro em nosso banco de dados, em 37% dos casos. Isso significa que a vaca tem os sinais clínicos, mas a bactéria não está mais presente na glândula mamária e, consequentemente, pode-se não fazer uso do antibiótico”.
Em 2018, a On Farm venceu a etapa anual do Ideas For Milk, uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite, que tem o intuito de contribuir para a cadeia produtiva do leite no Brasil e impulsionar o crescimento de startups nesse setor.
Confira abaixo a coluna de hoje (03/08):