Os consumidores chineses fizeram a opção clara de comprar online no auge da crise do Coronavirus na China (janeiro e fevereiro), segundo a Dra Renata Thiébaut.
O Hema é o supermercado futurista do gigante ALIBABA (avaliado em mais de US$ 500 bilhões). É mais ou menos um protótipo de como a Alibaba prevê o varejo no futuro. Como exemplo, a Dra Renata nos contou que a venda de carne cresceu 284% (ONLINE) entre janeiro/20 e fevereiro/20 comparado com dezembro/19. Os consumidores optaram por comprar online, principalmente os alimentos.
Em 2019, as vendas de varejo online da China atingiu US$ 1.552 bilhão, um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior. Entre eles, as vendas online de bens físicos aumentaram 19,5%, representando 20,7% do total das vendas de bens sociais de consumo; os aumentos em as vendas de varejo de bens físicos, alimentos, roupas e outros bens de consumo online foram de 30,9%, 15,4% e 19,8%, respectivamente.
Confira abaixo a coluna de hoje (26):