Atenção para os baixos índices de umidade do ar
A terça-feira (24/05) será marcada pelo forte domínio de uma área de alta pressão. Este sistema abrange os estados do sul até a metade sul da região norte e nordeste. Além da área de alta pressão, dificultar a chegada de umidade e a formação das nuvens carregadas, ela favorece o aquecimento diurno e a diminuição da umidade em superfície.
Desta forma, o período da tarde poderá ter temperaturas mais elevadas sobre o centro-oeste e sudeste. Como mencionado, também há uma diminuição dos índices de umidade do ar, sobretudo na parcela central do Brasil.
Essa região, que passa por um período de restrição hídrica, terá uma aceleração na perda de umidade do solo e das plantas devido às temperaturas e baixa umidade.
Já em relação ao frio, o amanhecer de terça ainda terá temperaturas amenas, especialmente na faixa leste do país (incluindo o sul). Porém os termômetros sobem rapidamente no período diurno devido à forte presença do sol. E não há indicativos de formação de geadas mais generalizadas.
Região Norte
A tendência para esta terça-feira é de que as instabilidades tenham uma leve diminuição em relação aos dias anteriores. Além disso, as projeções indicam que as chuvas ficam mais concentradas ao norte e oeste da região norte, mantendo o tempo mais seco no sul do AM, sul do PA, RO e todo o estado do TO. Isso ainda se deve à atuação da região de alta pressão, remanescente da última frente fria. Os maiores volumes na região vão se concentrar sobre a grande região de Cruzeiro do Sul no AC e Cametá ao norte do PA, mas com projeções abaixo dos 20 mm.
Região Nordeste
A atuação do corredor de umidade ao norte e das instabilidades de leste na costa da região, mantém o padrão típico de chuvas sobre o nordeste. As chuvas podem ocorrer desde o Recôncavo Baiano até o norte do MA. A perspectiva é de que os maiores volumes possam ocorrer sobre as grandes regiões entre o Litoral Norte Alagoano e na Zona da Mata Pernambucana, com volumes superando a marca dos 35 mm no decorrer do dia. Por outro lado, o tempo será dominado por uma grande massa de ar seco desde a metade sul do MA até o sul da BA.
Região Centro-Oeste
A forte atuação da área de alta pressão sobre a região, mantém o tempo firme em todas as áreas do centro oeste. Pontualmente, o amanhecer ainda poderá registrar marcas inferiores aos 15°C no leste do MS, sudeste do MT e sul de GO. Contudo, com o forte aquecimento diurno, os termômetros podem superar a marca dos 33°C na grande região do Pantanal. Além disso, há alertas em relação aos baixos índices de umidade do ar, que podem ser inferiores aos 20% nos horários mais críticos ao norte do MS, sul do MT e no centro do GO.
Região Sudeste
O domínio de uma área de alta pressão mantém o tempo firme em praticamente todas as regiões do sudeste. Contudo, a influência dos ventos oceânicos podem carregar umidade suficiente para formação de pancadas fracas e passageiras ao norte do RJ e ES. Porém os volumes previstos são inferiores ao 5 mm. O amanhecer segue com temperaturas amenas, especialmente no sul e centro-leste de MG e nas serras ao norte de SP. Mas com a forte presença do sol, os termômetros seguem em rápida elevação no período da tarde. Com possibilidade de temperaturas próximas dos 30°C no oeste de SP e triângulo mineiro.
Região Sul
O domínio será de tempo seco sobre toda a região. Contudo, sobre o Uruguai se desenvolve uma nova área de baixa pressão com potencial de chuvas intensas. Assim, existe uma pequena possibilidade das instabilidades avançarem para o sul do RS e provocar algumas pancadas rápidas e isoladas, especialmente nas proximidades de Uruguaiana. Em relação às temperaturas, ainda seguimos com o amanhecer de terça com temperaturas amenas, mas com uma tendência de aquecimento para os próximos dias. Desta forma, não há condições para geadas, exceto de forma fraca e isolada nos pontos mais altos. Já no período da tarde, com a maior presença do sol, as temperaturas ficam agradáveis.
Veja os mapas destaques para hoje:
Chuva
Umidade Mínima
Temperatura Mínima
Agrolink