Segunda-feira será marcada por avanço de frente fria

0

Na faixa norte do Brasil são esperadas pancadas de chuvas

A segunda-feira (26.04) será marcada pelo avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do Brasil e a queda nas temperaturas devido à influência da massa de ar polar na retaguarda deste sistema. Além disso, na faixa norte do país são esperadas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes.

Na terça-feira (27.04), a presença de instabilidades e o avanço da frente fria de forma litorânea, contribuirão para as pancadas de chuva forte e chance de acumulados expressivos em parte do Sudeste, mas principalmente na faixa litorânea. Já na quarta-feira (28/04) o fluxo de umidade contribuirá para a pancadas de chuva entre o Espírito Santo e Goiás, e poucas nuvens no interior de São Paulo, no triângulo mineiro e interior da Região Sul. Destaca-se, ainda, que com o avanço da frente fria para o Sudeste do Brasil, o estabelecimento da massa de ar mais frio sobre a Região Sul proporcionará forte queda das temperaturas nos próximos dias com maior condições para formação de geadas em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a partir da terça-feira (27.04).

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
A forte influência termodinâmica, ou seja, o forte calor aliado aos altos níveis de umidade no ar, favorecem a formação de pancadas de chuva em todos os estados da região norte. Ademais, em boa parte dos estados haverá também uma maior cobertura de nuvens, dando condições para chuvas a qualquer momento do dia. Porém essas chuvas terão uma distribuição irregular, sendo elas mais fortes na faixa norte como na região do Baixo Amazonas no PA e no estado do PA onde os acumulados podem superar os 50 mm pontualmente, por conta da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No entanto, as instabilidades serão menores entre o AC e RO, mas a ocorrência de temporais isolados não são descartadas.

Região Nordeste
As chuvas diminuem na região nordeste, ficando mais concentradas no extremo oeste da região como no estado do MA e oeste da BA. Apesar disso, os acumulados mais expressivos ficarão no oeste da BA, onde podem superar os 30 mm pontualmente. Outra região com condições para chuvas é entre os estados de SE e AL, porém não são esperados acumulados significativos. Nas demais regiões a influência de uma massa de ar mais seco, diminui a condição para as pancadas de chuva.

Região Centro-Oeste
De maneira geral, parte da região também estará sob a atuação da frente fria que avança pelo Brasil. Mas, a ação deste sistema será branda, trazendo pouca chuva e provocando um maior aumento na nebulosidade, especialmente no estado do MS e sul do estado do GO até o DF. Entretanto, na faixa norte, mais por influência do calor e umidade, há condições para pancadas de chuvas que podem gerar acumulados na ordem dos 30 mm, sobretudo, no norte do estado do MT e extremo norte do GO. Vale ressaltar que o amanhecer desta segunda-feira pode ser ameno com temperaturas abaixo dos 15°C ao sul do MS.

Região Sudeste
A frente fria avança pela região, mas provocando poucos volumes de chuva. As instabilidades ficarão mais restritas à faixa leste dos estados, especialmente ao litoral sul de SP, Zona da Mata Mineira e entre RJ e ES. Além disso, nessas regiões haverá uma maior cobertura de nuvens dando condições para as chuvas acontecerem a qualquer momento do dia. No entanto, em grande parte do estado mineiro, o tempo ficará firme e com pouca variação de nebulosidade. À respeito das temperaturas, nesta segunda o comportamento continua muito semelhante aos dias anteriores, com amanhecer ameno em regiões mais altas e tardes com temperaturas elevadas, acima dos 30°C, em grande parte da região sudeste.

Região Sul
O avanço da frente fria mantém o tempo mais instável apenas no litoral do PR e litoral norte de SC, com acumulados previstos na ordem dos 20 mm. Nas demais regiões terá uma maior variação de nebulosidade e também a influência da massa de ar polar que está na retaguarda da frente fria. Desta forma, há condições para a formação de geada de forma restrita às áreas serranas entre SC e RS, apesar de que essas condições para formação de geada são baixas devido à maior cobertura de nuvens. Mas o amanhecer terá temperaturas abaixo dos 10 °C em uma grande área entre o sul do PR até o sul do RS, exceto em áreas próximas ao litoral.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Agrolink

Compartilhar:

Deixar um Comentário